SUBJETIVIDADE E DIALOGICIDADE NA INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ COM SÍNDROME DE MÖEBIUS

Autores

  • Ana Paula Nobrega de Melo Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Orquestração – Integração Dialógica Mãe-Bebê – Síndrome de Möebius

Resumo

Neste estudo nos concentramos sobre o desenvolvimento das condutas comunicativo-linguísticas e nas condutas dialógicas entre a mãe e um bebê portador da seqüência de Möebius. Investigamos as modalidades de inscrição do bebê no diálogo e todo o processo de orquestração, permitindo a demonstração da integração dialógica da díade, integração esta, que os conduz à afinação linguageira. O corpus é constituído de 23 sequências videográficas entre mãe e o bebê nas idades entre 11 semanas a 17 meses. Analisamos a produção dialógica da díade mãe-bebê quanto a : co-construção do sentido e do gesto; a intersubjetividade e intencionalidade presente nesta interação. Os resultados apontam que os contextos dessas práticas não são prévios aos afazeres nem autônomos à sua implantação: configuram-se na interação, nos momentos de co-construção/orquestração enquanto a moldam reflexivamente num processo dinâmico e sequencial de afinação linguageira. Palavras-chave: Orquestração – Integração Dialógica Mãe-Bebê – Síndrome de Möebius

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Nobrega de Melo, Universidade Federal da Paraíba

Natural de Recife - PE. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1991), mestrado em Ciências da Linguagem - Université Lumière Lyon2 (2006) e doutorado em Linguistica - UFPB e Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2011). Atualmente é Diretora e fundadora do Centro Elohim de Equoterapia - CEEQ/PE uma OSCIP com a missão de tornar essa terapia acessivel a todos. Atua na área de neurologia infantil e adulto. Tem experiência nas áreas de Metodologia Científica, Elaboração de Projetos de Pesquisa em Fonoaudiologia, Linguagem e Motricidade Oral em neuropediatria. Na sua atuação clínico-terapêutica desenvolve programas de orientação aos pais de crianças com distúrbios específicos de linguagem e reabilitação baseada na comunidade. Utiliza uma abordagem suplementar e/ou alternativa de comunicação para pessoas com necessidades especiais visando estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas e linguísticas e capacitando-os para sua inclusão na escola e na sociedade.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

DE MELO, A. P. N. SUBJETIVIDADE E DIALOGICIDADE NA INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ COM SÍNDROME DE MÖEBIUS. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 69–86, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/12244. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos