ATENÇÃO CONJUNTA E DESENHO ANIMADO: DA INTERAÇÃO À REFERÊNCIA LINGUÍSTICA

Autores

  • José Moacir Soares da Costa Filho IFPB

Palavras-chave:

atenção conjunta, desenho animado, referência linguística

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar cenas de atenção conjunta de uma díade em um contexto em que mãe e criança, com idade entre três e quatro anos, assistem ao desenho animado espanhol Pocoyo, dirigido a criança em idade pré-escolar. Partimos, portanto, da consideração de que o formato da atenção conjunta permanece na rotina infantil após a inserção na linguagem e pode contribuir para consolidação da referência linguística. A discussão teórica sobre a atenção conjunta baseia-se principalmente em Tomasello (1995, 2003, 2005, 2011), já sobre referência linguística, partimos das considerações de Blühdorn (1999) e Diessel (2006). Em nossas análises, além de percebermos que a estrutura interativa do desenho animado favorece o estabelecimento da atenção conjunta, notamos que, embora a criança integrante da díade analisada já tenha adquirido linguagem, o formato da atenção conjunta apresenta-se como uma estratégia ainda presente em sua rotina e contribui para a consolidação da referência linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Moacir Soares da Costa Filho, IFPB

Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Possui graduação em Letras com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa pela mesma Universidade (2010). As áreas de interesse são aquisição da linguagem, multimodalidade, desenho animado. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa no IFPB acerca da interação em desenhos animados.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

COSTA FILHO, J. M. S. da. ATENÇÃO CONJUNTA E DESENHO ANIMADO: DA INTERAÇÃO À REFERÊNCIA LINGUÍSTICA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 105–120, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/12675. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos