A DISTRIBUIÇÃO E O USO DOS DIMINUTIVOS –INHO E –ZINHO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM PELA FONOLOGIA DE USO
Palavras-chave:
Sufixos –inho e –zinho, Formação de palavras, Diminutivo, Fonologia de Uso.Resumo
O presente artigo realiza um estudo sobre as formações diminutivas X–inho(a) e X–zinho(a), por falantes do Português Brasileiro (doravante PB), aferindo suas respectivas frequências de uso bem como a probabilidade de aplicação de ambas as formas diminutivas diante de seus contextos de uso mais prototípicos no PB. Mais especificamente, este trabalho pretende estudar a distribuição e o uso dos referidos sufixos diminutivos, visando sobretudo à interface morfologia / fonologia, com o apoio dos pressupostos da Fonologia de Uso (BYBEE, 2001).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-15
Como Citar
BARBOSA, M. F. M. A DISTRIBUIÇÃO E O USO DOS DIMINUTIVOS –INHO E –ZINHO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM PELA FONOLOGIA DE USO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 25–51, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/14092. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.