AS VÁRIAS CORES DE UMA MENINA: REFLEXÕES EM TORNO DE CHAPEUZINHO VERMELHO
Resumo
RESUMO: O presente trabalho tem como principal objetivo estudar as várias transformações do conto clássico “Chapeuzinho Vermelho” e, sobretudo, as transformações da personagem principal que dá nome à história. Tomando como base “Chapeuzinho Vermelho” (1812), dos Irmãos Grimm, e o seu desdobramento em três versões, “Fita Verde no Cabelo” (1964), de Guimarães Rosa, “Chapeuzinho Vermelho de Raiva” (1970), de Mário Prata e “Chapeuzinho Amarelo” (1979), de Chico Buarque de Hollanda, analisaremos as transformações da versão clássica até as suas versões modernas. Para isso, utilizaremos como apoio teórico principal tanto o estudo de Vladimir Propp em A Morfologia do Conto, para entendermos as funções presentes no conto tradicional, quanto Formas Simples, de André Jolles para entender a Forma Simples e a Forma Artística. Apoiando-se no que nos apresentam os dois teóricos, analisaremos a personagem Chapeuzinho nas diferentes versões, suas mudanças juntamente com as transformações do conto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-01-16
Como Citar
BICHUETTE, S. de C.; NORDT, S. AS VÁRIAS CORES DE UMA MENINA: REFLEXÕES EM TORNO DE CHAPEUZINHO VERMELHO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 43–64, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/17768. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.