CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DA SÓCIO-HISTÓRIA DO PORTUGUÊS DO BRASIL: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS NORMAS POPULAR E CULTA DO PORTUGUÊS DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

Autores

  • Gilberto Almeida Meira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB
  • Jorge Augusto Alves da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Palavras-chave:

Português popular e culto, Concordância nominal de número, Formação sócio-histórica, Vitória da Conquista-BA.

Resumo

Nesse estudo, procuramos caracterizar, sociolinguisticamente, a comunidade de fala de Vitória da Conquista - BA. Para isso, destacamos a formação sócio-histórica, considerando, sobretudo, a importância de conhecermos os agentes históricos responsáveis pela constituição do município de Vitória da Conquista como requisito fundamental para uma interpretação da bipolarização proposta por Lucchesi (1994, 1998, 2001, 2002 e 2006). Nesses termos, podemos afirmar que a existência de duas vertentes sociolinguísticas dentro do Português do Brasil (popular e culta) nos leva à discussão dos processos sócio-históricos que as formaram (LUCCHESI, 2006, p. 87). O elemento linguístico sobre o qual nos debruçamos para reforçar a concepção polarizada é a variação na concordância nominal de número no português popular e culto. Fatores como classe gramatical do constituinte, saliência fônica e sexo foram os que se mostraram mais relevantes do ponto de vista estatístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Almeida Meira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Programa de Pós-Graduação em Linguística

Jorge Augusto Alves da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Programa de Pós-Graduação em Linguística

Downloads

Publicado

2016-10-05

Como Citar

MEIRA, G. A.; ALVES DA SILVA, J. A. CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DA SÓCIO-HISTÓRIA DO PORTUGUÊS DO BRASIL: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS NORMAS POPULAR E CULTA DO PORTUGUÊS DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 139–155, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/22072. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos