O período escravista narrado por Machado de Assis

uma análise dos contos O Caso da Vara, Mariana e Pai contra Mãe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.55545

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o período escravista brasileiro, que vai até 1888, a partir dos três contos machadianos: "O caso da vara", "Mariana" e "Pai contra mãe", que são narrados no período oitocentista e, apesar das distintas, as histórias preocupam-se em denunciar os horrores da escravidão, durante ou após o seu fim. Esse trabalho busca trazer ao debate a literatura brasileira como elemento indispensável na análise social e histórica do país, capaz de apresentar novas informações e provocar a reflexão acerca de diferentes assuntos. Assim sendo, este estudo é de caráter bibliográfico e fundamenta-se em Bosi (1975), Priore e Venancio (2016), Marquese (2006) e Oliveira (2019). Esperamos, contudo, contribuir para o debate acerca da temática étnico-racial e da leitura literária enquanto modalidade essencial para o desenvolvimento do conhecimento histórico e a para a desconstrução de mentalidades preconceituosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keyla Macena, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Letras com licenciatura plena em Português e Inglês pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista CAPES no Colégio de Aplicação da UFPE, com o subprojeto "Multiletramento na sala de aula: práticas de leitura e escrita de gêneros multimodais" (2019) e Pesquisadora na área de Educação do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE (NUPIC), com projetos acerca de formação de professores, cultura étnico-racial e literatura brasileira. Integra os grupos Dialogando com quem dialoga com Paulo Freire (FAFIRE) e o Grupo de Pesquisa Educação, Currículo na contemporaneidade (GPECC/UFPE). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura brasileira.

Eleta de Carvalho Freire, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Graduação em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) pela Faculdade Frassinete do Recife ? FAFIRE. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco e do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFPE. Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Contemporaneidade (GPECC). Diretora de Desenvolvimento do Ensino da Pró-reitora para Assuntos Acadêmicos (PROACAD-UFPE) no período de 2015-2019. Atuou como avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Desenvolve e orienta pesquisas sobre os seguintes temas: Ensino de História; Currículo de História; Currículo e diversidade cultural; Gênero e Educação; Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2023-03-01

Como Citar

MACENA, K.; FREIRE, E. de C. O período escravista narrado por Machado de Assis: uma análise dos contos O Caso da Vara, Mariana e Pai contra Mãe. DLCV, João Pessoa, PB, v. 19, p. e023010, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.55545. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/55545. Acesso em: 23 abr. 2024.