Psicolinguística e Educação

a utilização de tarefas experimentais no processo de ensino/aprendizagem

Autores

  • Antonia Barros Gibson Simões
  • Rosana Costa de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65205

Resumo

A Psicolinguística experimental é uma ciência que procura investigar, por meio de metodologia experimental, como as pessoas processam a linguagem. Neste sentido, o artigo tem como objetivo expor atividades experimentais, utilizadas por Florit et.al. (2016), Silfhout et. al. (2015), Cain e Nash (2011) que podem ser utilizadas em sala de aula para compreendermos como está acontecendo o processo de aprendizagem de línguas, mais especificamente, o processamento de conectivos. Os resultados obtidos por meio de análise do comportamento linguístico dos sujeitos participantes das tarefas experimentais mostraram que a idade, proficiência do leitor e tipo de relação de coerência influenciam o papel do conectivo no texto. Neste sentido, tarefas experimentais online e offline são relevantes para a estruturação de conteúdos e práticas de aprendizagem fundamentadas no conhecimento prévio e no desenvolvimento da turma. Concluímos que a Psicolinguística Educacional pode contribuir para o desenvolvimento de um processo de aprendizagem ativa por parte dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Barros Gibson Simões

Graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestra em Psicolinguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING/UFPB), 2014, sendo também membro do Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com projeto investigando a realidade psicológica de postulados referentes à Linguística Textual. Pesquisadora com publicações nacionais e internacionais na aréa de Linguística e áreas afins.

Rosana Costa de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Docente efetiva da UFPB.; Graduada em Letras pela UFRJ; Doutora em Linguística pela UFRJ. Docente do PROLING-UFPB

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

SIMÕES, A. B. G.; OLIVEIRA, R. C. de . Psicolinguística e Educação: a utilização de tarefas experimentais no processo de ensino/aprendizagem. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022001, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65205. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65205. Acesso em: 20 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)