Psicolinguística e Educação

a utilização de tarefas experimentais no processo de ensino/aprendizagem

Autores

  • Antonia Barros Gibson Simões
  • Rosana Costa de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65205

Resumo

A Psicolinguística experimental é uma ciência que procura investigar, por meio de metodologia experimental, como as pessoas processam a linguagem. Neste sentido, o artigo tem como objetivo expor atividades experimentais, utilizadas por Florit et.al. (2016), Silfhout et. al. (2015), Cain e Nash (2011) que podem ser utilizadas em sala de aula para compreendermos como está acontecendo o processo de aprendizagem de línguas, mais especificamente, o processamento de conectivos. Os resultados obtidos por meio de análise do comportamento linguístico dos sujeitos participantes das tarefas experimentais mostraram que a idade, proficiência do leitor e tipo de relação de coerência influenciam o papel do conectivo no texto. Neste sentido, tarefas experimentais online e offline são relevantes para a estruturação de conteúdos e práticas de aprendizagem fundamentadas no conhecimento prévio e no desenvolvimento da turma. Concluímos que a Psicolinguística Educacional pode contribuir para o desenvolvimento de um processo de aprendizagem ativa por parte dos discentes.

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Biografia do Autor

Antonia Barros Gibson Simões

Graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestra em Psicolinguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING/UFPB), 2014, sendo também membro do Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com projeto investigando a realidade psicológica de postulados referentes à Linguística Textual. Pesquisadora com publicações nacionais e internacionais na aréa de Linguística e áreas afins.

Rosana Costa de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Docente efetiva da UFPB.; Graduada em Letras pela UFRJ; Doutora em Linguística pela UFRJ. Docente do PROLING-UFPB

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

SIMÕES, A. B. G.; OLIVEIRA, R. C. de . Psicolinguística e Educação: a utilização de tarefas experimentais no processo de ensino/aprendizagem. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022001, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65205. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65205. Acesso em: 27 abr. 2024.

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