Diversidade linguístico-cultural da Argentina nos livros didáticos de língua espanhola no Brasil

Autores

  • Samaria Santos Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65255

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar como os conteúdos culturais da Argentina são representados nos primeiros volumes das três coleções de livros didáticos de Espanhol (LD) aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para adoção pelas escolas públicas de Ensino Médio brasileiras. Apoiados na concepção, defendida por Serrani (2005) e Laraia (2008), de que a língua e a cultura de um povo estão intrinsecamente ligadas e de que aprender uma língua estrangeira deve permitir a interação com o outro e sua cultura, investigamos se os materiais incluem conteúdos que valorizam aspectos culturais da Argentina, em conformidade com com as orientações dos documentos norteadores da Educação Básica. Para isso, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, por meio da análise dos livros, segundo uma abordagem quanti-qualitativa. A seleção e categorização dos dados seguiu o roteiro proposto por Byram (1993 apud Batista, 2010) para avaliação de conteúdos culturais em livros didáticos de ensino de línguas estrangeiras. A análise permitiu concluir que somente o primeiro do Cercanía joven dá espaço considerável a diversos aspectos da cultura argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samaria Santos Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil (2018).
Professora de Língua Espanhola do Governo do Estado do Rio Grande do Norte , Brasil.

Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Filología. Estudios Lingüísticos y Literarios pelo Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha (2021).
Professor de Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte , Brasil.

Downloads

Publicado

2023-02-16

Como Citar

ARAUJO, S. S.; VENÂNCIO DA SILVA, B. R. C. Diversidade linguístico-cultural da Argentina nos livros didáticos de língua espanhola no Brasil. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022008, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65255. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65255. Acesso em: 3 maio. 2024.