Competência leitora no 9º ano do Ensino Fundamental

uma experiência de pesquisa

Autores

  • Maria Carmelita Miguel Brasil Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Nazareth de Lima Arrais Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65543

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma experiência de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, cujo objetivo foi investigar como o processo de avaliação, por meio de instrumentos orientadores e reguladores da aprendizagem, poderia contribuir para promover competência leitora de alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Umari – Ceará. Após a pesquisa, foi elaborado um material técnico em leitura de apoio ao professor. Inicialmente, refletimos sobre a leitura e o processo de avaliação da competência leitora com ênfase nos documentos legais da educação; depois averiguamos se as oficinas de leitura, basiladas nas habilidades da Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Saeb, contribuíram para o aperfeiçoamento da competência leitora dos alunos; e, por fim, apresentamos um Manual de orientações aos professores sobre avaliação de habilidades e competências leitoras em sala de aula. Foi desenvolvida uma pesquisa-ação participante quanti-qualitativa fundamentada nas concepções de leitura para Koch e Elias (2010), Kleiman (2012), Solé (1998); e nas teorias sobre avaliação da aprendizagem nas abordagens de Perrenoud (1999), Luckesi (2005) e Hoffman (2003); bem como nas orientações sobre leitura nos PCN e na BNCC (2018). Como resultados foi confirmado que as oficinas de leitura elevaram a proficiência leitora dos alunos do nível insuficiente para o básico e deste para o adequado. Com base nos resultados é que foi elaborado um Manual de Apoio ao Professor do Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carmelita Miguel Brasil, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrado em Letras pelo PROFLETRAS-UFCG
Professora do ensino fundamental no Estado do Ceará

Maria Nazareth de Lima Arrais, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Letras pela UFPB
Docente efetiva da UFCG e membro permanente do PROFLETRAS-UFCG

Downloads

Publicado

2023-03-09

Como Citar

BRASIL, M. C. M.; ARRAIS, M. N. de L. Competência leitora no 9º ano do Ensino Fundamental: uma experiência de pesquisa. DLCV, João Pessoa, PB, v. 19, p. e023013, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65543. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65543. Acesso em: 25 abr. 2024.