POR UM FIO DIALÓGICO ENTRE VYGOTSKY E BAKHTIN
Resumo
Este trabalho procura relacionar o pensamento de Vygotsky e Bakhtin, a partir da base dialética e da visão de ciência de ambos. Vygotsky se interessou pelo estudo da cognição humana e tentou explicitar as relações existentes entre o comportamento humano e a fala. Falar em cognição na obra de Bakhtin, contudo, poderia parecer um contrassenso, diante de sua busca pela compreensão da comunicação. Mas, Bakhtin se preocupou com a interiorização da linguagem, assim como Vygotsky defendeu o papel da linguagem para a organização do pensamento. Esta se apresenta, pois, como um importante ponto de encontro entre os dois pensadores, que não se conheceram, mas viveram o mesmo contexto histórico-ideológico, de forma que é possível travar um interessante diálogo entre os dois pensadores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-09-29
Como Citar
PORTO, L. M. de F. POR UM FIO DIALÓGICO ENTRE VYGOTSKY E BAKHTIN. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/9865. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.