Caracterização populacional das lagostas do gênero Panulirus nos ambientes recifais da Praia do Seixas e da Penha – PB

Autores

  • Patricia Aguiar de Oliveira PRODEMA- UFPB
  • Maria Cristina Basílio Crispim Campus I - DSE–UFPB
  • Ana Lúcia Vendel Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - CCBSA - Campus V

Palavras-chave:

Lagosta, pesca, pescador de lagosta, Panulirus echinatus, Panulirus argus, Panulirus laevicauda

Resumo

Devido à grande importância econômica da lagosta espinhosa para a Região Nordeste, e a sobrexplotação em que esse crustáceo encontra-se atualmente, pesquisas vêm sendo realizadas com o intuito de contribuir para o conhecimento populacional das espécies do gênero Panulirus. Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa foi realizar um diagnóstico da pesca da lagosta no ambiente recifal das praias do Seixas e da Penha e obter informações que subsidiem a estimativa da capacidade de suporte do ecossistema, visando a gestão dos recursos extrativistas. Os dados coletados de abril de 2006 a setembro de 2007 foram agrupados em três períodos, determinados pelo grau de pluviosidade. Foram amostrados 512 indivíduos. A espécie de maior ocorrência foi Panulirus laevicauda (186 indivíduos). Foram identificadas as épocas de recrutamento mais intensas no período chuvoso de 2007 para as três espécies. A proporção entre os sexos revela uma predominância de machos em relação às fêmeas para Panulirus echinatus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Aguiar de Oliveira, PRODEMA- UFPB

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Laboratório de Ecologia

Maria Cristina Basílio Crispim, Campus I - DSE–UFPB

Professora do Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba. DSE–UFPB. Coordenadora do PRODEMA.

Ana Lúcia Vendel, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - CCBSA - Campus V

Professora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba. CCBSA–UEPB.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

OLIVEIRA, P. A. de; CRISPIM, M. C. B.; VENDEL, A. L. Caracterização populacional das lagostas do gênero Panulirus nos ambientes recifais da Praia do Seixas e da Penha – PB. Gaia Scientia, [S. l.], v. 8, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/19378. Acesso em: 26 jan. 2022.

Edição

Seção

Ciências Ambientais