Aspectos etnobotânicos da palmeira babaçu (Attalea speciosa Mart. ex Spreng.) em comunidades extrativistas no Piauí, nordeste do Brasil

Autores

  • Maurício Eduardo Chaves e Silva PRODEMA/UFPI
  • Ethyênne Moraes Bastos PRODEMA/UFPI
  • José Rodrigues de Almeida Neto PRODEMA/UFPI
  • Kelly Polyana Pereira dos Santos
  • Fábio José Vieira UFPI
  • Roseli Farias Melo de Barros

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n3.34922

Resumo

O babaçu (A. speciosa) é uma das espécies de palmeiras que mais se destacam em fornecer produtos úteis para o homem. Dada sua importância para várias populações locais, o presente trabalho teve por objetivo investigar os aspectos etnobotânicos do babaçu em três comunidades extrativistas do município de Esperantina no estado do Piauí, Brasil. Foram avaliados os diversos usos da espécie, quais as partes da planta de maior interesse, e a relação que existe entre a palmeira e as atividades socioeconômicas praticadas pelos extrativistas. Para tanto, foram realizadas 43 entrevistas semi-estruturadas com informantes chaves e coletadas informações sobre dados socioeconômicos e etnoconhecimento da espécie. Os dados foram analisados considerando-se as categorias de uso, os índices de valor para parte da planta (PPV) e valor da diversidade de uso (UD). Foram citadas oito categorias de uso, sendo os frutos e as folhas as partes mais importantes da planta em relação aos tipos de uso. Os resultados desta pesquisa poderão auxiliar na criação de políticas públicas integradas com o conhecimento tradicional, que favoreça a conservação e o manejo sustentável da espécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

CHAVES E SILVA, M. E.; BASTOS, E. M.; NETO, J. R. de A.; SANTOS, K. P. P. dos; VIEIRA, F. J.; BARROS, R. F. M. de. Aspectos etnobotânicos da palmeira babaçu (Attalea speciosa Mart. ex Spreng.) em comunidades extrativistas no Piauí, nordeste do Brasil. Gaia Scientia, [S. l.], v. 11, n. 3, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n3.34922. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/34922. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>