A avaliação dos portais de revistas brasileiros implementados com o SEER/OJS por meio do levantamento da indexação pelo Latindex e SciELO

Autores

  • Milton Shintaku IBICT
  • Ronnie Fagundes de Brito IBICT
  • Sílvio Carvalho Neto

Palavras-chave:

Portais de periódicos, Avaliação de portais de periódicos, SciELO, Latindex

Resumo

O sistema de editoração eletrônica de revistas SEER/OJS apoia as atividades associadas à editoração e publicação de periódicos científicos, podendo oferecer, também, uma plataforma para abrigar os periódicos na forma de um portal de revistas eletrônicas. Revela-se certa tendência na agregação das revistas em portais institucionais no Brasil, tanto que, foram levantadas 123 portais de periódicos. Entretanto, a disponibilização de revistas em portais não garante a qualidade das publicações, a qual pode ser aferida por meio da avaliação de indexadores. Desta forma foi realizado um levantamento das revistas hospedadas em portais que constam nos índices SciELO e Latindex, revelando um panorama da indexação das revistas hospedadas em portais, no qual, mesmo apresentando uma quantidade maior de critérios, o Latindex apresentou-se mais flexível, visto a quantidade maior de revistas no Catálogo, que as indexadas pelo SciELO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Shintaku, IBICT

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Tecnólogo do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil.

Ronnie Fagundes de Brito, IBICT

Doutor Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Tecnólogo do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil.

Sílvio Carvalho Neto

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil. professor do Centro Universitário de Franca, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

Shintaku, M., Brito, R. F. de, & Carvalho Neto, S. (2014). A avaliação dos portais de revistas brasileiros implementados com o SEER/OJS por meio do levantamento da indexação pelo Latindex e SciELO. Informação &Amp; Sociedade: Estudos, 24(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/18671

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa