A Cultura Organizacional como Fator Crítico de Sucesso à implantação da Gestão do Conhecimento em organizações

Autores

  • Vanessa Cristina Bissoli dos Santos Universidade Estadual Paulista (Unesp).
  • Ieda Pelogia Martins Damian Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília) Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto)
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília)

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Fatores Críticos de Sucesso, Cultura Organizacional, Cultura Informacional.

Resumo

Atualmente, a gestão do conhecimento vem ganhando espaço e vem sendo compreendida como um modelo de gestão que contribui para a sobrevivência e o desenvolvimento de distintos tipos de organizações, em um ambiente cada vez mais complexo e dinâmico. O conhecimento é considerado um dos recursos estratégicos organizacionais sendo, ao mesmo tempo, alicerce e subsídio para a criação de diferenciais competitivos. Nesse contexto, diversos fatores críticos de sucesso podem impactar na implantação de um modelo de gestão do conhecimento como, exemplo, pode-se mencionar a cultura organizacional. A cultura pode influenciar a aprendizagem, o comportamento e o compartilhamento de conhecimento organizacional. Nessa perspectiva, este texto visa demonstrar a importância de se compreender a cultura organizacional como um fator crítico de sucesso, evidenciando os impactos na implantação da gestão do conhecimento em ambientes organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cristina Bissoli dos Santos, Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, Câmpus Marília, Brasil.

Ieda Pelogia Martins Damian, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília) Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Unesp/Marília)

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Unesp/Marília)

Downloads

Publicado

2019-03-27

Como Citar

Santos, V. C. B. dos, Damian, I. P. M., & Valentim, M. L. P. (2019). A Cultura Organizacional como Fator Crítico de Sucesso à implantação da Gestão do Conhecimento em organizações. Informação &Amp; Sociedade, 29(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38590

Edição

Seção

Artigos de Revisão