Currículo de História para o Ensino Médio no Estado do Paraná

Educação Histórica e práxis docente pós-colonial

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.65626

Mots-clés :

Educação Histórica, Pós-colonialidade, Práxis docente

Résumé

O presente artigo problematiza a práxis docente pós-colonial a partir do currículo do Ensino Médio para a disciplina de História, realiza reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e sobre o Referencial Curricular Paranaense para o Ensino Médio – RCP (2021). Para tanto, aborda determinadas construções da modernidade, a colonialidade e a manutenção do modo de produção capitalista. A Educação Histórica é um campo de investigação que une as experiências dos professores com a Ciência da História, ela realiza uma aproximação com o ofício do historiador. O pensamento pós-colonial, dentre seus objetivos, almeja subverter as lógicas eurocêntricas de ver o mundo. Nesta perspectiva, não trabalha com conteúdos defasados, patriarcais e androcêntricos, mas visa combater o etnocentrismo. A partir de conteúdos indicados para a sala de aula pelo RCP (2021), são discutidas perspectivas pós-coloniais para a promoção da aprendizagem histórica, considerando que a parte específica de História deste currículo oficial apresenta o campo da Educação Histórica como possibilidade de ensino.

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Bibliographies de l'auteur

André Luiz da Silva Cazula, Universidade Estadual do Centro-Oeste

André Luiz da Silva Cazula é mestre em História Social pela UEL. Doutorando em Educação pela UNICENTRO. Agente Universitário da UENP.

Geyso Dongley Germinari, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Geyso Dongley Germinari é doutor em Educação pela UFPR. Professor do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e História da UNICENTRO.

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Publiée

2023-08-10

Comment citer

CAZULA, A. L. da S.; GERMINARI, G. D. . Currículo de História para o Ensino Médio no Estado do Paraná: Educação Histórica e práxis docente pós-colonial. Saeculum, [S. l.], v. 28, n. 48, p. 194–207, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.65626. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/65626. Acesso em: 11 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê História, Currículo e Pós-colonialidade