Jogo de tabuleiro como proposta de intervenção pedagógica na disciplina de Operações de Separação

Autores

  • Kátia Simone Teixeira da Silva de La Salles
  • Wendell Ferreira de La Salles

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n4.62737

Palavras-chave:

Jogos Sérios. Aprendizagem Baseada em Jogos. Operações Unitárias.

Resumo

Trata-se de uma atividade construtivista, com o objetivo de desenvolver jogos sérios, mediante trabalho colaborativo, para apoiar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Operações Unitárias na Indústria Química, visando posterior socialização, discussão e sistematização envolvendo toda a turma. A atividade foi realizada no 2° semestre do ano de 2020, durante as aulas da disciplina de Operações de Separação I, no Curso de Bacharelado em Química Industrial de uma IFES do Estado do Maranhão. Durante a intervenção pedagógica, utilizando como premissa a aprendizagem baseada em jogos, foi projetado e construído, pelos estudantes, o jogo Internship Adventure, um jogo de tabuleiro que simula uma empresa química que está com seu programa de estágio aberto. O jogo, desenvolvido num ambiente de sala de aula, propiciou a oportunidade de interagir, compartilhar ideias, conhecimento e dúvidas, além de despertar a criatividade e a socialização dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS