ANTOLOGIA POÉTICA DE DRUMMOND
UMA ANÁLISE DOS CAMPOS LEXICAIS DA SEÇÃO UM EU TODO RETORCIDO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n2.50448Palavras-chave:
Lexicologia;, Semiótica, PoesiaResumo
Este artigo valer-se-á de alguns procedimentos linguísticos, para depreender princípios organizadores da primeira seção “Um eu todo retorcido” do livro Antologia Poética, de Carlos Drummond de Andrade, considerada como uma obra representativa não apenas por dispor de uma variedade de poemas, mas também por ter sido organizada pelo próprio autor. Este artigo seguirá duas linhas de análise: a primeira visa, a partir de um suporte teórico, a construir uma reflexão sobre a denominação atribuída pelo poeta ao título da seção “Um eu todo retorcido”; a segunda, visa a analisar elementos de construção textual, para verificar a correlação entre os poemas e o título da seção, alicerçando-se, para tanto, no conceito de isotopia, o qual determinará o conjunto de unidades lexicais a serem analisadas, apresentando por fim o campo semântico e lexical que compõem a seção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.