Ensino-aprendizagem em antropologia com crianças

uma proposta de sensibilização crítica para a diferença

Autores

  • Valéria de Paula Martins Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2021.n13.57331

Resumo

Neste relato, trato do projeto de extensão “Antropologia com crianças”, realizado no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e delineado a partir de oficinas de antropologia ministradas desde 2014 com crianças entre 7 e 12 anos de famílias de baixa renda. No texto, discorro sobre os principais eixos temáticos e conceituais do projeto, e ainda sobre o que, a meu ver, foi possível realizar a partir dele. Por fim, apresento os novos rumos que ele passa a tomar. Ao tratar do projeto, busco enfatizar a tentativa de – em um dos rincões do Brasil e de forma a estimular múltiplas sensibilidades – expandir as discussões antropológicas para além do ambiente acadêmico, tornando-as acessíveis e mais amplamente conhecidas, assim como a própria área de antropologia. Outro anseio é o de contribuir com a formação docente na área a partir da atuação de estudantes no projeto.

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Publicado

2022-07-04