Ensino-aprendizagem em antropologia com crianças
uma proposta de sensibilização crítica para a diferença
Resumo
Neste relato, trato do projeto de extensão “Antropologia com crianças”, realizado no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e delineado a partir de oficinas de antropologia ministradas desde 2014 com crianças entre 7 e 12 anos de famílias de baixa renda. No texto, discorro sobre os principais eixos temáticos e conceituais do projeto, e ainda sobre o que, a meu ver, foi possível realizar a partir dele. Por fim, apresento os novos rumos que ele passa a tomar. Ao tratar do projeto, busco enfatizar a tentativa de – em um dos rincões do Brasil e de forma a estimular múltiplas sensibilidades – expandir as discussões antropológicas para além do ambiente acadêmico, tornando-as acessíveis e mais amplamente conhecidas, assim como a própria área de antropologia. Outro anseio é o de contribuir com a formação docente na área a partir da atuação de estudantes no projeto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).