O lugar das crianças como copesquisadoras
reflexões e provocações
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2021.n13.63583Resumen
O artigo busca dar continuidade a reflexões já colocadas por pesquisadores/as no campo da investigação com crianças, sobretudo quando estas são tomadas como copesquisadoras em investigações científicas. Dialoga com concepções produzidas pela Sociologia, Antropologia e Pedagogia da Infância. Para estas, as crianças são sujeitos ativos e plenos, capazes de produzir suas próprias culturas infantis em relação com pares, adultos e objetos, sendo a infância compreendida como uma categoria social. Esse modo de compreender crianças e infância abre espaço para pesquisas que buscam produzir conhecimento com e sobre as crianças. Reconhece-se que já há um conjunto de reflexões que evidenciam diversos modos de se realizar investigações nessa direção. No entanto, considera-se que aprofundar o debate sobre o que já se encontra estabelecido, problematizando consensos, muitas vezes naturalizados, deve continuar sendo um dos papéis dos/as pesquisadores/as que investigam sobre/com crianças e suas infâncias.
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