O Programa de Promoção ao Artesanato de Tradição Popular (PROMOART)
imbricamentos entre políticas culturais e sociais na relação com o mercado
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2021.n13.60635Resumo
Neste artigo, reflito sobre o processo estatal de implantação do Programa de Promoção ao Artesanato de Tradição
Cultural (Promoart), desenvolvido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), a fim de compreender a visão de seus gestores sobre os limites e possibilidades do programa. Para tanto, são analisados os relatórios de atividades de três convênios, o relatório de avaliação do programa, os planos de trabalho, as memórias dos seminários de 2011 e 2013, minhas próprias anotações do seminário de 2013, publicações institucionais de divulgação, sítios eletrônicos, além de entrevista com gestoras do CNFCP. Mediando os elementos etnográficos com a antropologia econômica e a antropologia das instituições e das relações e práticas de poder, busco explorar a mútua construção e transformação das ideias de produção, comercialização, modernidade e tradição apreendidas a partir da experiência específica dessa política pública de cultura voltada para o fomento do artesanato de tradição.
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