Frevo dos Trombones na Quarentena

Autores/as

Palabras clave:

Frevo, Trombones, Quarentena

Resumen

Para exemplos de avaliação 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nilsinho Amanarantes, Banda Sinfônica da Cidade do Recife

NILSON AMARANTE DA SILVA JUNIOR, conhecido como Nilsinho Amarante, natural de Nazaré da Mata - PE, iniciou seus estudos musicais em Goiana ? PE na Banda Curica. Em 1984, foi residir na cidade do Condado ? PE, que aos 10 anos de idade era trombonista da FILARMÔNICA 28 DE JUNHO DA CIDADE DO CONDADO. Em 1993, foi para Recife ? PE, onde ingressou no CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA e deu continuidade aos seus estudos de TROMBONE com o PROF. FLÁVIO FERNANDES. Em 1997, foi para França, quando matriculado no CONSERVATÓRIO SUPERIOR DE PARIS, estudou com o PROF. JAQUES MAUGER, um dos melhores professores do mundo. Atualmente é o 1º TROMBONISTA da BANDA SINFÔNICA DO RECIFE-PE, Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco e Diretor Musical e Artístico da Orquestra Experimental de Frevo da UFPE. Professor convidado do Projeto Bandas de PE (interior do Estado de PE) do Conservatório Pernambucano de Música, III Festival Internacional de Trombones da UNIRIO 2016, Festival Internacional de Trombones - Projeto Bone Brasil 2017 e 2019 e Festival TROMBONANZA em Santa Fé/ Argentina 2017. Solista com a Orquestra Sinfônica do Recife-PE juntamente com o trompetista Dr. Nailson Simões (UniRio), a música Suíte Monete, sendo regido pelo autor e arranjador, Maestro Duda. Fez duo com o percussionista Marcos Suzano, um dos melhores do mundo, no projeto DUOS 2013 e 2018 e foi Diretor Musical do percussionista Naná Vasconcelos (in memoriam). Tem feito participações em vários CD´S E DVD´S, tais como: SPOKFREVO ORQUESTRA, ELBA RAMALHO, ALCEU VALENÇA, FAGNER, NANÁ VASCONCELOS, BANDA EDDY, SILVÉRIO PESSOA, LULA QUEIROGA, NENA QUEIROGA, ANTÔNIO NÓBREGA, PEDRO LUÍS E A PAREDE, ANDRÉ RIO, entre outros. Participou de vários FESTIVAIS DE JAZZ com a SPOKFREVO ORQUESTRA, e A TROMBONADA; dentre os festivais, o último foi o mais importante, o TIM FESTIVAL (Rio de Janeiro e São Paulo), onde a crítica local considerou uma das melhores revelações da música instrumental do ano de 2005. Juntamente com a Professora Maria Aida (UFPE), vem desenvolvendo um duo de trombone e piano aonde o frevo instrumental é trazido para um universo erudito sem perder a essência popular, tais como: Trombone no Frevo (Maestro Duda), Duda no Frevo (Senô), Nino o Pernambuquinho (Maestro Duda), Último Dia (Levino Ferreira), Nilsinho Riso Fácil (Inaldo Moreira), Simplesmente Condado (Nilsinho Amarante e Nilson Lopes) entre outros. Líder da ? A TROMBONADA (Quinteto de Trombones).

Citas

O Frevo dos Trombones na Quarentena. . [S.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=A7ctxiGPDrM>. Acesso em: 27 jul 2022. , 26 Jun 2021

Publicado

2022-07-27

Cómo citar

AMANARANTES, N. .; FERREIRA, A. M. e S. Frevo dos Trombones na Quarentena. Revista de la Asociación Brasileña de Trombón, [S. l.], v. 3, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/btaj/article/view/62264. Acesso em: 12 may. 2024.