#VacinaObrigatoriaNao

a campanha bolsonarista no Twitter

Autores

  • Tathiana Chicarino PUC-SP / Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
  • Eliana Loureiro https://orcid.org/0000-0002-8384-1600
  • Rosemary Segurado

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2023v18n.63746

Palavras-chave:

Influenciadores político-digitais bolsonaristas. Desinformação. Negacionismo científico. Estratégia discursiva.

Resumo

A pesquisa trata da campanha de desinformação em relação à vacina da Covid-19 encampada pelo presidente brasileiro Bolsonaro, e por sua rede de apoiadores no Twitter entre dezembro de 2020 a janeiro de 2022. Para tanto, buscamos analisar essa campanha por meio da dinâmica discursiva de seis influenciadores político-digitais bolsonaristas – sendo eles os perfis que tiveram o maior número de retuítes entre o dia 08 de dezembro de 2020 até 18 de janeiro de 2022 em um corpus de 7.386 tuítes. Tomamos como hipótese investigativa que esses influenciadores político-digitais adotaram deliberadamente a desinformação como estratégia discursiva, sendo esta operacionalizada por uma tática de enquadramento da militância digital pelo estabelecimento de fronteiras políticas contingenciais que se fazem através da articulação de significantes vazios em determinadas cadeias de equivalências. O resultado é a promoção de uma desconfiança sistemática no espaço público em relação às medidas sanitárias e à campanha de vacinação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, vol 31(2), 211-236, (2017).

AVRITZER, L.; KERCHE, F.; MARONA, M. Governo Bolsonaro. Retrocesso democrático e degradação política. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo. A ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Politeia, 2019.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 513–518, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.9788/tp2013.2-16

CASTELLS, M. A sociedade em rede - vol. I. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

CCDH. The Center for Countering Digital Hate. The Anti-Vaxx Playbook, 2020. In: https://www.hsdl.org/?view&did=848263

_________________________________________. The desinformation Dozen, 2021. In:

CESARINO, L. Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & Sociedade. N. 1. V. 1. Fev. 2020.

CHAGAS, V. WhatsApp and Digital Astroturfing: A Social Network Analysis of Brazilian Political Discussion Groups of Bolsonaro’s Supporters. International Journal of Communication 16(2022).

CHICARINO, T. S.; RONDEROS, S. Entre a eliminação e o dissenso: soberanismo bolsonarista contra o ethos democrático. Revista Ponto e Vírgula, São Paulo, n. 26. 2019.

CONSELHO EUROPEU. Disponível em: https://www.osce.org/fom/302796. Acessado em jul.2020.

DE CLEEN, B.; GLYNOS, J.; MONDON, A. Critical research on populism: Nine rules of engagement. Organization, v. 25, n. 5, p. 649–661, 2018. DOI: 10.1177/1350508418768053.

GRAMSCI, A. Maquiavel. A política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

LACLAU, E. A razão populista. São Paulo: Três Estrelas, 2015.

LIN, N. Building a Network Theory of Social Capital. Connections, [s. l.], v. 1, n. 22, p. 28–51, 1999.

MARWICK, A.; LEWIS, R. Media manipulation and disinformation online. Data & Society, [s. l.], p. 1–104, 2017.

MCCOMBS, Maxwell. A teoria da Agenda. A mídia e a opinião pública. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

MOIMAZ, S. A. S. et al. Análise Qualitativa Do Aleitamento Materno Com O Uso Qualit Y Analysis of Breast Feeding By. Saúde e Pesquisa, [s. l.], v. 9, n. 3, p. 567–577, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.177651/1983-1870.2016v9n3p567-577

MOROZOV, E. Big Tech – a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.

MOUFFE, C. Sobre o político. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

RAMOS, M. G.; LIMA, V. M. R.; AMARAL-ROSA, M. P. Contribuições do software IRAMUTEQ para a Análise Textual Discursiva. Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, [s. l.], v. 1, n. July, p. 505–514, 2018.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

___________. Reputação, popularidade e autoridade em redes sociais na internet. [S. l.], 2008. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/arquivos/2008/10/reputacao-popul.html.

___________. #FraudenasUrnas: estratégias discursivas de desinformação no Twitter nas eleições 2018. Revista Brasileira de Linguística Aplicada [online]. 2020, v. 20, n. 3 [Acessado 26 junho 2022], pp. 383-406.

REINERT, M. Alceste une méthodologie d’analyse des données textuelles et une application: Aurelia De Gerard De Nerval. Bulletin de Méthodologie Sociologique, [s. l.], v. 26, n. 1, p. 24–54, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.1177/075910639002600103

RUEDIGER, M. A.; GRASSI, A. (Coord.). O ecossistema digital nas eleições municipais de 2020 no Brasil: o buzz da desconfiança no sistema eleitoral no Facebook, YouTube e Twitter. Policy paper. Rio de Janeiro: FGV DAPP, 2020.

SANTOS, J. G. B.; FREITAS, M.; ALDÉ, A.; SANTOS, K.; CUNHA, V. C. C. WhatsApp, política mobile e desinformação: a hidra nas eleições presidenciais de 2018. C&S – São Bernardo do Campo, v. 41, n. 2, p. 307-334, maio-ago. 2019.

TAVARES, C. Q; MASSUCHIN, M. G.; DE SOUSA, L. L. To whom do we call upon when we talk about gender and communication? Aspects of coloniality and decoloniality from the bibliography used in research on the field. Comunicacao Midia e Consumo, [s. l.], v. 18, n. 51, p. 36–59, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2534

UNESCO. Desinformação. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/freedom-of-expression/media-development/disinformation/. Acessado em jul.2020.

VENTURA, D. F. L.; AITH, F. M.; REIS, R. R. (orgs.). A linha do tempo da estratégia federal de disseminação da Covid-19. Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2021.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making, Strasbourg Cedex: Council of Europe, 2017.

WARDLE, C. First Draft. Disponível em: https://firstdraftnews.org/latest/fake-news-complicated/. Acessado em jul.2020.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

CHICARINO, T.; LOUREIRO, E. .; SEGURADO, R. #VacinaObrigatoriaNao: a campanha bolsonarista no Twitter. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 18, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2023v18n.63746. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/63746. Acesso em: 19 dez. 2024.