Que corpo é esse?

Analisando as narrativas e as performances midiáticas fabricadas em torno de Jojo Todynho

Autores

Palavras-chave:

Performance, Mulheres Negras, Corporeidade, Autenticidade

Resumo

Sob a luz da percepção em compreender performance enquanto método de pesquisa, como proposto por Amaral, Soares e Polivanov (2018), esse trabalho foi influenciado a entender como essa dinâmica poderia ser aplicada as narrativas performáticas relacionadas a cantora de funk, Jordana Gleise de Jesus Menezes, mais conhecida como Jojo Todynho. Como proposto pelos autores, foram utilizados dois percursos metodológicos: 1) Um que dê conta de entender as narrativas em torno de atos performáticos arquivados, recuperando-se para isso matérias da indústria de entretenimento que apresentam uma narrativa da cantora de forma pejorativa e animalesca; 2) Outro que nos permita evocar performance como política identitária diante de políticas de visibilidade (o que se registra e com quais propósitos). Para isso, pinçamos das redes sociais da cantora (Instagram) uma participação na Semana de Alta Costura em Paris. “(...) se eventos são performances, poderíamos debater o que se está performatizando nestes espaços” (AMARAL; SOARES E POLIVANOV, 2018). Ainda que os autores estejam se referindo a eventos musicais, pareceu interessante buscar na moda esse comparativo à medida que foi a segunda vez que Jordana esteve naquele espaço. Ainda que mude os atores (GOFFMAN, 1975), o roteiro performático não é novidade para ela. E pelo viés da Moda conseguimos tensionar outros temas como estética e corporeidade.

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Biografia do Autor

Fernanda Carrera , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF. Líder do LIDD – Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade – LIDD/UFRJ. Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 – CNPq. Doutora em Comunicação pelo PPGCOM/UFF.

Flávia da Silva Fontes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Publicidade e Propaganda pela Estácio e em Produção Cultural pela UFF.

Referências

AMARAL, Adriana; POLIVANOV, Beatriz; SOARES, Thiago. Disputas sobre performance nos estudos de Comunicação: desafios teóricos, derivas metodológicas. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.41, n.1, pp.63-79, 2018. DOI 10.1590/1809-5844201813

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

CARRERA, F. .; FONTES, F. da S. Que corpo é esse? Analisando as narrativas e as performances midiáticas fabricadas em torno de Jojo Todynho. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 20, p. 98–115, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/67807. Acesso em: 28 abr. 2024.