New articulations in the digital music market from the streaming culture
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n2.45409Keywords:
Streaming, Aggregator, Internet, Digital music, SpotifyAbstract
The digital music circulation on streaming platforms is considered the main form of music enjoyment today due to its easy usability and internet access on mobile devices. Constituted from the transformations caused by the digitization of technological processes, streaming has changed the music market bringing new relationships between record companies, digital platforms, artists and consumers. In this article will be analyzed two of them: Spotify's performance as a record company and the insertion of the aggregating companies as mediators of artists and streaming services, with the objective of presenting new possibilities of music production in the digital environment.
Downloads
References
REFERÊNCIAS
CRUZ, Leonardo Ribeiro da. Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 109, p. 203-228, 2016.
DE MARCHI, Leonardo. Diversidade cultural nos mercados de comunicação e cultura: um panorama das discussões e métodos de pesquisa na indústria fonográfica. Teoria e Cultura, v. 13, n. 2, 2018.
FRANCISCO, Pedro Augusto P.; VALENTE, Mariana Giorgetti. Da rádio ao streaming: ECAD, direito autoral e música no Brasil. Beco do Azougue, 2016.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Mauad Editora Ltda, 2016.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; VICENTE, Eduardo; DE MARCHI, Leonardo. Música infinita: serviços de streaming como espaços híbridos de comunicação e consumo musical. Anais, 2015.
SANTOS, Verlane. A firma-rede e as novas configurações do trabalho nas telecomunicações brasileiras. Coleção Eptic, n. 5 – Aracaju: Editora UFS, 2008.
VICENTE, Eduardo. Indústria da música ou indústria do disco? A questão dos suportes e de sua desmaterialização no meio musical. Rumores, v. 6, n. 12, 2012.
VICENTE, Eduardo; KISCHINHEVSKY, Marcelo; MARCHI, Leonardo de. A consolidação dos serviços de streaming: reconfiguração dos mercados de mídia sonora e desafios à diversidade musical no Brasil. Anais, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).