Nuevas articulaciones en el mercado de la música digital desde la cultura del streaming
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n2.45409Palabras clave:
Streaming, Agregadores, Internet, Música digital, SpotifyResumen
La circulación de música digital en plataformas de streaming se considera hoy en día la principal forma de disfrute musical debido a su facilidad de uso y acceso a través de Internet en dispositivos móviles. Constituido a partir de las transformaciones provocadas por la digitalización de los procesos tecnológicos, el streaming ha modificado el mercado de la música trayendo nuevas relaciones entre discográficas, plataformas digitales, artistas y consumidores. En este artículo se analizarán dos de ellos: la actuación de Spotify como discográfica y la inserción de empresas agregadas como mediadoras de artistas y servicios de streaming, con el objetivo de presentar nuevas posibilidades de producción musical en el entorno digital.
Descargas
Citas
REFERÊNCIAS
CRUZ, Leonardo Ribeiro da. Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 109, p. 203-228, 2016.
DE MARCHI, Leonardo. Diversidade cultural nos mercados de comunicação e cultura: um panorama das discussões e métodos de pesquisa na indústria fonográfica. Teoria e Cultura, v. 13, n. 2, 2018.
FRANCISCO, Pedro Augusto P.; VALENTE, Mariana Giorgetti. Da rádio ao streaming: ECAD, direito autoral e música no Brasil. Beco do Azougue, 2016.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Mauad Editora Ltda, 2016.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; VICENTE, Eduardo; DE MARCHI, Leonardo. Música infinita: serviços de streaming como espaços híbridos de comunicação e consumo musical. Anais, 2015.
SANTOS, Verlane. A firma-rede e as novas configurações do trabalho nas telecomunicações brasileiras. Coleção Eptic, n. 5 – Aracaju: Editora UFS, 2008.
VICENTE, Eduardo. Indústria da música ou indústria do disco? A questão dos suportes e de sua desmaterialização no meio musical. Rumores, v. 6, n. 12, 2012.
VICENTE, Eduardo; KISCHINHEVSKY, Marcelo; MARCHI, Leonardo de. A consolidação dos serviços de streaming: reconfiguração dos mercados de mídia sonora e desafios à diversidade musical no Brasil. Anais, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).