La influencia de los videojuegos en el lenguaje cinematográfico:

el caso “300” y la estética de Playstation

Autores/as

  • Rodrigo Carreiro Universidad Federal de Pernambuco (UFPE)

Palabras clave:

Cine, Videojuego, Estética

Resumen

Este artigo analisa a influência crescente de componentes estéticos e narrativos dos videogames em filmes contemporâneos, usando o filme “300”, do diretor Zack Snyder, como estudo de caso. Montagem, desenho do som e estrutura narrativa – a divisão em três atos se torna mais frágil, substituída por um movimento dramático em que o herói precisa superar obstáculos sucessivos com grau de dificuldade crescente – são alguns dos pilares do que chamamos de Estética Playstation. Esta variação da poética do cinema intensifica a chamada Estética MTV, baseada em cortes rápidos e sons tratados eletronicamente, e que tem sido predominante desde a década de 1980.

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Publicado

2011-12-09

Cómo citar

CARREIRO, R. La influencia de los videojuegos en el lenguaje cinematográfico:: el caso “300” y la estética de Playstation. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 3, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/11717. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Artigos