Entre los nodos de la red:
la estructura rizomática de los entornos virtuales en las dinámicas (re) constructivas del conocimiento
Palabras clave:
Sociabilidade, Internet, Redes Sociais, AprendizagemResumen
O presente trabalho aborda a influência das práticas interativas, via internet, nas formas de (re)construção de conhecimento, propondo caminhos e interfaces para uma epistemologia da comunicação que favoreça a aprendizagem de novos saberes. A estrutura rizomática que dá forma a esses espaços de sociabilidade articula diferentes modos de circulação de informações, gerando, por sua vez, novas formas de se intercambiar conhecimentos. À luz dos pensamentos de Deleuze, Guatari, Morin, Vygotsky, Maturana e Varela, as autoras chegam ao entendimento de que tais ambientes podem favorecer uma educação aberta, relacional e (re)construtiva permitindo que a comunicação seja capaz de (retro)alimentar produtivos diálogos e trocas de saberes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).