A prática fotográfica junto às pessoas não videntes

caminhos inclusivos para o sentir

Autores

  • Cristianne Melo Universidade Federal de Campina Grande
  • Paulo Matias de Figueiredo Júnior Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v15n.59854

Palavras-chave:

Fotografia, Deficiência Visual, Inclusão

Resumo

A produção fotográfica por pessoas cegas e com baixa visão questiona discursos sociais enraizados. Tais criações ampliam as compreensões sobre o ver, subvertem o oculocêntrismo, bem como dilatam as ponderações sobre a experiência sensorial no universo da fotografia, e consequentemente, comunicacional. Neste contexto, a acessibilidade se constrói na conexão de múltiplas percepções e linguagens, compreendendo a deficiência como diferentes formas de estar no mundo, explorando suas possibilidades e potencialidades. Na construção deste pensamento, este estudo recorre à fotógrafos não videntes e ao Projeto A Fotografia e o Sentir, bem como embasa-se nas teorias propostas por Bavcar (2000; 2015), Alves (2015, 2020), Derrida (2012), Didi-Huberman (2010, 2012) entre outros.

 

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Biografia do Autor

Cristianne Melo, Universidade Federal de Campina Grande

Cristianne Melo é professora titular na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia - UAAMi. Doutoranda em Educação Artística pela Universidade do Porto - Portugal; Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Artes Visuais - SENAC; Graduada nos cursos de Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. É membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia - GPDF, vinculado ao CNPQ. Suas pesquisas e práticas estão relacionadas à Fotografia e Artes Visuais. Atualmente investiga o ensino da linguagem fotográfica para pessoas com deficiência visual. 

Paulo Matias de Figueiredo Júnior, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), Mestrado em Ciências da Sociedade pela mesma Instituição (2002) e Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016). É professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande - PB, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia. Tem experiência nas seguintes áreas: Comunicação, historiografia do jornalismo (com ênfase em fotojornalismo), fotografia e arte sequencial. Desde 2018 é avaliador Institucional designado pelo INEP/MEC.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

MELO AMORIM, C. P.; MATIAS DE FIGUEIREDO JÚNIOR, P. . A prática fotográfica junto às pessoas não videntes: caminhos inclusivos para o sentir. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 15, p. 20, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2021v15n.59854. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/59854. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação, acessibilidade e representação de pessoas com deficiência