O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em notícias e piadas: uma abordagem baseada em frames

Authors

  • Ewerton William Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paulo Henrique Duque Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.40582

Keywords:

Frame, Grafo, Construção de sentido

Abstract

O trabalho tem o objetivo de identificar os principais frames ativados em textos que versam sobre terrorismo, preconceito, crise econômica e política e humor. Trata-se de temas que tornam nítidos os movimentos discursivos de construção de conceitos e comportamentos sociais e políticos. A metodologia tem como ponto de partida a identificação de frames: estruturas conceptuais acionadas no discurso. A partir disso, serão realizados grafos: esquemas cuja função é representar um grupo de conceitos inseridos em uma rede de proposições. Os grafos objetivam representar o acionamento desses frames para a construção de sentido, conforme a Semântica de frames. Ao fim do trabalho, pretende-se apresentar um procedimento de escrutínio do framing subjacente ao discurso, a partir das pistas linguísticas apresentadas no texto, buscando-se compreender com mais acurácia o papel desempenhado pelo léxico para perspectivar frames relacionados aos temas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ewerton William Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Curso Técnico de Nível Médio em Química, na forma subsequente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Graduação em andamento em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil; na mesma universidade participa do grupo de pesquisa "Cognição & Práticas Discursivas" como bolsista de iniciação científica. Interesse em Linguística Cognitiva.

Paulo Henrique Duque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras (Português/ Inglês e Literaturas) pelo Centro de Ensino Superior de Valença (1991), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Modelo Baseado no Uso, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística cognitiva, construções gramaticais, semântica da simulação, e discurso e cognição.

Published

2018-12-31

How to Cite

SOUZA, E. W.; DUQUE, P. H. O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em notícias e piadas: uma abordagem baseada em frames. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 377–401, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.40582. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/40582. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)