O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em notícias e piadas: uma abordagem baseada em frames

Autores/as

  • Ewerton William Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paulo Henrique Duque Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.40582

Palabras clave:

Frame, Grafo, Construção de sentido

Resumen

O trabalho tem o objetivo de identificar os principais frames ativados em textos que versam sobre terrorismo, preconceito, crise econômica e política e humor. Trata-se de temas que tornam nítidos os movimentos discursivos de construção de conceitos e comportamentos sociais e políticos. A metodologia tem como ponto de partida a identificação de frames: estruturas conceptuais acionadas no discurso. A partir disso, serão realizados grafos: esquemas cuja função é representar um grupo de conceitos inseridos em uma rede de proposições. Os grafos objetivam representar o acionamento desses frames para a construção de sentido, conforme a Semântica de frames. Ao fim do trabalho, pretende-se apresentar um procedimento de escrutínio do framing subjacente ao discurso, a partir das pistas linguísticas apresentadas no texto, buscando-se compreender com mais acurácia o papel desempenhado pelo léxico para perspectivar frames relacionados aos temas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ewerton William Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Curso Técnico de Nível Médio em Química, na forma subsequente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Graduação em andamento em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil; na mesma universidade participa do grupo de pesquisa "Cognição & Práticas Discursivas" como bolsista de iniciação científica. Interesse em Linguística Cognitiva.

Paulo Henrique Duque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras (Português/ Inglês e Literaturas) pelo Centro de Ensino Superior de Valença (1991), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Modelo Baseado no Uso, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística cognitiva, construções gramaticais, semântica da simulação, e discurso e cognição.

Publicado

2018-12-31

Cómo citar

SOUZA, E. W.; DUQUE, P. H. O processo cognitivo-discursivo de construção de sentido em notícias e piadas: uma abordagem baseada em frames. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 377–401, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.40582. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/40582. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a