Intertextualidade e interdiscurso em quatro publicidades de O Boticário

Auteurs

  • Juliana de Fátima Ananias de Jesus
  • Wesley Luis Carvalhaes Universidade Estadual de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42466

Mots-clés :

Análise do discurso. Interação Verbal. Intertextualidade. Interdiscurso. Publicidade.

Résumé

Esta pesquisa, à luz das contribuições teóricas dos estudos do texto e do discurso, propõe uma abordagem das relações intertextuais e interdiscursivas presentes em peças publicitárias impressas da empresa de cosméticos “O Boticário”. O estudo utiliza a metodologia documental de caráter qualitativa e toma como corpus de análise quatro publicidades de “O Boticário”, publicadas em 2005, criadas em estreita relação com contos de fadas conhecidos: Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel. O estudo ressalta a ampla importância das reflexões de Bakhtin e Volochínov (2006) na compreensão das relações dialógicas presentes em todo e qualquer texto. Como principais conclusões, a pesquisa confirma o postulado teórico de que todo processo de significação é social. Desse modo, o signo (tanto a palavra quanto a imagem) está sempre em processo de (re)significação, como se pode perceber no mapeamento das relações intertextuais e interdiscursivas nas publicidades do “O Boticário” selecionadas para análise.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Juliana de Fátima Ananias de Jesus

Especialista em Língua Portuguesa: Texto, Discurso e Ensino pela Universidade Estadual de Goiás.

Wesley Luis Carvalhaes, Universidade Estadual de Goiás

Professor na Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Inhumas, é membro da Rede Goiana de Pesquisa sobre Texto, Discurso e Ensino. Doutor em Letras e Linguística pela UFG na área de Estudos Linguísticos.

Téléchargements

Publiée

2018-12-31

Comment citer

JESUS, J. de F. A. de; CARVALHAES, W. L. Intertextualidade e interdiscurso em quatro publicidades de O Boticário. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 320–338, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42466. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/42466. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos