A literatura infantil e a interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização

Auteurs

  • Geruza de Araújo Barreto Reis Universidade Federal da Paraíba
  • Henrique Miguel de Lima Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Marleide Maria Arruda Linhares Isaias Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-9557-1556
  • Ana Maria de Lima Pereira Dantas Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-8756-9395

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65200

Résumé

O presente estudo tem como objetivo incentivar as crianças ao hábito de leitura, além de desenvolver suas potencialidades. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica orientada por autores como: Solé (2018), Leffa (1996), Cosson (2021), Lerner (2002), dentre outros, que versam sobre leitura, estratégias de compreensão leitora e interdisciplinaridade. Em seguida, fizemos um breve relato de uma sequência didática interdisciplinar a partir da literatura infantil, desenvolvida em duas turmas do 2° ano do Ensino Fundamental, segunda etapa do Ciclo de Alfabetização, da Escola Municipal Aruanda, pertencente à Rede Municipal de João Pessoa, PB. Os resultados da análise evidenciaram que a prática da leitura oferece incontáveis benefícios às crianças, impactando de forma direta na concentração, raciocínio, compreensão, imaginação, além de contribuir no processo de alfabetização e letramento das crianças.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Henrique Miguel de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Letras, Português, Inglês e suas Literaturas pela UPE. Especialista em Linguística Aplicada pela FUNESO, Psicopedagogia clínica e institucional pelo CINTEP, Mestre e Doutor em Linguística pela UFPB. Pós-doutorado em Ensino pela UERN. Docente permanente do PROLING/UFPB, MPLE/UPFB e professor efetivo DLPL/UFPB

Marleide Maria Arruda Linhares Isaias, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Lic. Programa de Português e suas literaturas pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2015), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual do Ceará (2002), especialista em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e mestranda em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Diretora da Educação Básica da Secretaria da Educação em Morada Nova-Ce e formadora do 1º ano - Secretaria de Educação Básica de Morada Nova - Ce. Tem experiência nas turmas do Ensino Fundamental I e II e na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

Ana Maria de Lima Pereira Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Licenciatura em Pedagogia pela UFCG, campus V ( 2000 ), especialista em Psicopedagogia _ 2008. FIP,
professora polivalente permanente da Rede Municipal de João Pessoa e aluna especial do Mestrado  profissional em Linguística e Ensino pela UFPB.

Publiée

2022-12-14

Comment citer

REIS, G. de A. B.; SILVA, H. M. de L.; ISAIAS, M. M. A. L.; DANTAS, A. M. de L. P. A literatura infantil e a interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022005, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65200. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/65200. Acesso em: 13 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice