A literatura infantil e a interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65200Résumé
O presente estudo tem como objetivo incentivar as crianças ao hábito de leitura, além de desenvolver suas potencialidades. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica orientada por autores como: Solé (2018), Leffa (1996), Cosson (2021), Lerner (2002), dentre outros, que versam sobre leitura, estratégias de compreensão leitora e interdisciplinaridade. Em seguida, fizemos um breve relato de uma sequência didática interdisciplinar a partir da literatura infantil, desenvolvida em duas turmas do 2° ano do Ensino Fundamental, segunda etapa do Ciclo de Alfabetização, da Escola Municipal Aruanda, pertencente à Rede Municipal de João Pessoa, PB. Os resultados da análise evidenciaram que a prática da leitura oferece incontáveis benefícios às crianças, impactando de forma direta na concentração, raciocínio, compreensão, imaginação, além de contribuir no processo de alfabetização e letramento das crianças.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DLCV - Língua, Linguística & Literatura 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.