Políticas públicas à inserção das tecnologias na educação
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Inclusão Digital, Educação BásicaResumo
Este trabalho constitui parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação já defendida, com o objetivo de analisar o percurso histórico das políticas públicas à inclusão digital na educação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com pesquisa documental sobre as políticas públicas voltadas para inserção da Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação no período de 1980 a 2023. Os achados demonstram que os primeiros esforços de inserção e utilização das TDIC na educação pública brasileira tiveram início com o conceito de inserção. Posteriormente, esse processo evoluiu para uma perspectiva de universalização e, nos últimos dez anos, passou a ser compreendido como inclusão. Observa-se que o uso das tecnologias digitais na educação ultrapassa as barreiras de governos específicos e se estabelece como uma política de Estado. Essa mudança de paradigma reconhece a importância das tecnologias digitais para o desenvolvimento da educação e da sociedade em geral, garantindo sua continuidade e aprimoramento independentemente de trocas de governo. Apesar das contribuições, é importante reconhecer que existem desafios e limitações associados à implementação desses programas. Questões como infraestrutura inadequada, falta de formação de professores e acesso desigual ainda representam obstáculos significativos que precisam ser superados para garantir o sucesso a longo prazo dessas iniciativas.
Downloads
Referências
BIESTA, Gert. Odever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação. Porto Alegre, v. 41, n. 1:21-29, janeiro/abril 2018.
BRASIL. [Constituição (1988) ]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Ed técnica 2018. p.66.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. PROINFO –Programa Nacional de Informática na Educação: diretrizes. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. [Constituição (1988) ]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Ed técnica 1995.
BASNIAK, M. I. SOARES, M. T. C. O ProInfo e a disseminação da Tecnologia Educacional no Brasil. Revista Educação Unisinos. 2016, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. p. 201-214. Disponível:revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/viewFile/edu.2016.2006/5441 Acesso em: 15 fev.2023.
CARVALHO, Ana Beatriz; ALVES, Thelma Panerai. Apropriação tecnológico e cultura digital: O programa “Um computador por aluno¨ no interior do nordeste brasileiro”. In: Logos (UERJ. Impresso), v. 18, p. 88-101.
DELGADILLO, Karin; GOMEZ, Ricardo; STOLL, Klaus. Telecentros comunitários para o desenvolvimento humano: lições sobre telecentros comunitários na América Latina e Caribe. Quito: Fundação Chasquinet, 2002.
HEINSFELD, B. D.; PISCHETOLA, M. O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019.
LEMOS, A. Cibercultura: Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2013.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MACIEL, João Wandemberg Gonçalves. O ciberespaço e a leitura: novos desafios para o professor. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LEITURA, 2007, João Pessoa. Anais. João Pessoa: Ideia, 2007. p. 453-457.
MINAYO, M. C. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Instituto Sírio Libanês. 2014.
MORAES, Maria Cândida. Informática Educativa no Brasil: Um pouco de história. Brasília, 1993. p.19-33.
NASCIMENTO, J. K. F. do. Informática aplicada à educação. 2007. Disponível em: . Acesso em: 06 abril. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração Mundial de Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990; Paris: UNESCO, 1990. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000262860_por> Acesso em: 06 abril. 2024.
PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes/PUC-Rio, 2016.
WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Senac, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.