Inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista

vozes das professoras

Autores

  • Dioneia Walter Sagaz Universidade do Planalto Catarinense - Unipac
  • Madalena Pereira da SIlva Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Políticas públicas, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

A pesquisa foi motivada pela necessidade de compreender o processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando a legislação e políticas públicas. O objetivo geral consistiu em investigar como as práticas pedagógicas e o conhecimento das professoras impactam a inclusão de estudantes com TEA em uma escola pública de educação básica no município de Lages/SC. A metodologia de abordagem qualitativa, incluiu uma revisão na legislação e políticas públicas de inclusão, seguida de entrevistas com professoras que atuam com estudantes com TEA. Os resultados evidenciaram que as professoras têm diferentes níveis de compreensão sobre o TEA e utilizam diversas estratégias para estabelecer vínculos e promover a inclusão desses estudantes. A formação inicial dos professores mostrou-se insuficiente para prepará-los adequadamente para trabalhar com estudantes com TEA; além disso, a pandemia da Covid-19 trouxe desafios adicionais, como o distanciamento dos estudantes do convívio escolar, exacerbando as dificuldades de inclusão.

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Biografia do Autor

Dioneia Walter Sagaz, Universidade do Planalto Catarinense - Unipac

Mestre em Educação - PPGE - Uniplac. Universidade do Planalto Catarinense (2022). Graduada em Pedagogia, Universidade do Planalto Catarinense (2012). Pós - Graduação "Lato Sensu", Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinar em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Médio, Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2012). Atualmente pedagoga, com ênfase em educação especial - Sesi Senai - Lages, FIESC, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. Integrante do grupo de pesquisa Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC.

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

SAGAZ, D. W.; PEREIRA DA SILVA, M. Inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista: vozes das professoras. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 10, p. 1–29, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/70241. Acesso em: 21 nov. 2024.