Heurística do labirinto: literatura e cinema em Valêncio Xavier
Palavras-chave:
Literatura, Cinema, Valêncio XavierResumo
O presente artigo é um estudo sobre a escrita do autor contemporâneo Valêncio Xavier, a partir da análise do conto “O minotauro” que compõe o livro O mez da grippe e outros livros (1998). Nele pretende-se contribuir para encorpar a crítica da obra do escritor paranaense. Como estudo, o texto que segue é uma singela abordagem dos mecanismos de construção estética que permitiram ao escritor localizar-se entre as muitas possibilidades de criação trazidas pela quebra da hegemonia das letras sobre os demais signos no século passado. Fio rompido de uma tradição, esse conto revela apuro técnico e consistência teórica como norteadores do trabalho de ficção nele engendrado.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. Trad. por José Lino Grunnewald et. al. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Col. Os Pensadores)
CARPEAUX, O. M. Tendências contemporâneas na literatura. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d.
CLUVER, C. Inter textus / Inter arts / inter media. Revista Aletria. Jul. dez. 2006.Disponível em http://www.letras.ufmg.br/poslit. Acesso em 30/08/2010. D’ONOFRIO, S. Teoria do texto. Vol. 1: prolegômenos e teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1995.
JOST, F. Das virtudes heurísticas da intermidialidade. In: CYNTRÃO, Sylvia Helena (Ed.). Cerrados – Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UNB, Brasília, ano 15, n. 21, 2006.
LAVRADOR, F. G. Estudos de semiótica fílmica. Introdução geral e Prolegômenos. Afrontamento: Porto, Portugal, 1983.
MATOS, O. C. F. A escola de Frankfurt: luzes e sombras do Iluminismo. São Paulo: Moderna, 1993.
PLAZA, J. Tradução intersemiótica. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2010 (Estudos, 93)
SANTAELLA, L. Produção de Linguagem e Ideologia. São Paulo: Cortez, 1980.
XAVIER, V. O mez da grippe e outros livros. São Paulo: Companhia das letras, 1998.
EISENSTEIN, S. M. Da Literatura ao Cinema. Uma tragédia americana. In.: XAVIER, I. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983. p. 203-215