O desafio ao cânone literário: Lésbia e o romance oitocentista de autoria feminina

Autores

  • Paula Cristina CUNHA

Palavras-chave:

Lésbia, autoria feminina, cânone literário, crítica feminista

Resumo

Na belle époque brasileira, muitas mulheres que se dedicaram ao ofício das letras conseguiram reconhecimento entre os seus pares homens. Lésbia, de Maria Benedita Bormann, é uma obra inovadora, por ser um romance de artista que põe em cena a escritora no seu percurso de reconhecimento social. O presente trabalho enuncia algumas questões, como a da autoria e da importância de um quadro de referências para as mulheres que começam a escrever e que encontram um cânone constituído e uma crítica altamente desfavorável e preconceituosa. A crítica feminista, na medida em que procedeu à releitura das obras canônicas, tendo realizado autênticas prospecções de obras de autoria feminina e proposto mesmo uma espécie de reescrita da cultura, fornece ferramentas fundamentais para se compreender o pioneirismo destas mulheres. Lésbia é uma obra que, ficcionalmente, antecipa algumas das questões que fazem parte da agenda da crítica feminista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORMANN, Maria Benedita Câmara (Délia). Lésbia. 1ª. Ed. 1890. Introdução de Norma Telles. Florianópolis: Editora Mulheres, 1998.

CAMPOS, Maria Consuelo Cunha. Gênero. In: Jobim, José Luís (org.). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago Editora Limitada. 1992. p. 111-126.

GILBERT, Sandra M. e GUBAR, Susan. The madwoman in the attic: the woman writer and the nineteenth-century literary imagination. New Haven and London: Yale University Press. 1984.

GOLDMANN, Lucien (org.). Sociologia da literatura. São Paulo: Mandacaru, 1989.

JÚNIOR, Araripe. Obra crítica. In: COUTINHO, Afrânio (Dir.) Obra crítica de Araripe Júnior. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura: Casa Rui Barbosa, v. II, 1960.

MACEDO, Ana Gabriela e AMARAL, Ana Luísa (orgs.). Dicionário da crítica

feminista. Porto: Edições Afrontamento, 2005.

MOREIRA, Nadilza Martins de Barros e SCHNEIDER, Liane (orgs). Mulheres no

Mundo: etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: Idéia, 2005.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas: escolha e valor na obra crítica de

escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

PINTO, Celi Regina Jardim. Uma História do Feminismo no Brasil. São Paulo: Editora

Fundação Perseu Abramo, 2003.

REIS, Roberto. Cânon. In: Jobim, José Luís (org.). Palavras da crítica. Rio de Janeiro:

Imago Editora Limitada. 1992. p. 65-92.

SANTOS, Maria Irene Ramalho de Sousa. O cânone nos estudos anglo-americanos. In:

O cânone nos estudos anglo-americanos (org. Isabel Caldeira). Coimbra: Minerva,

TELLES, Norma. Encantações: escritoras e imaginação literária no Brasil no século XIX, PUC-SP, 1987.

____. Autor+a. In: JOBIM, José Luís (org.). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago Editora Limitada. 1992. p. 45-64.

____. Introdução. In: BORMANN, Maria Benedita Câmara (DÉLIA). Lésbia. 1ª. Ed. 1890. Florianópolis: Editora Mulheres, 1998.

____. Escritoras brasileiras no século XIX. In: _____ GOTLIB, Nádia (org.). A mulher na literatura (vol. 3). Belo Horizonte, Imprensa da Universidade Federal de Minas Gerais, 1990.

WOOLF, Virginia. A room of one’s own. England: Penguin Books, 2004.

Downloads

Publicado

27.03.2013

Edição

Seção

Artigos do Dossiê