Do Hamlet edipianizado à ecologia mental e social: reflexões sobre segmentaridade molar e molecular

Autores

  • Jorge Alves Santana Faculdade de Letras - Universidade Federal de Goiás
  • Alexssandro Ribeirto Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFG - Polo de Aparecida de Goiânia - Goiás.

Palavras-chave:

Hamlet, Complexo de Édipo, segmentaridade molar e molecular, ecologia mental e social

Resumo

Economia do desejo, trabalho e investimento conformam o Complexo de Édipo como processo identitário heterogêneo e múltiplo. Singularidades marcam a engenharia de tal complexo na perspectiva de Sigmund Freud (1996), Erich Fromm (1992) e Deleuze e Guattari (1998). De um campo supostamente individualizado, o Édipo é deslocado para o campo social e, por fim, para o campo da segmentariedade molecular do caráter meta-instituição. Os devires da subjetivação de Hamlet, imortalizado na clássica tragédia de William Shakespeare (2004), perpassam formações discursivas da individualidade (seu afeto pela mãe e seus desideratos), do núcleo familiar (as estratégias para posse do reino) e aquelas moleculares da relação desejo-poder no plano das meta-instituições; campo no qual princípios estéticos e comportamentos excêntricos apontam para possibilidades de se viver e de se pensar a ecologia mental e social, na perspectiva de Félix Guattari (2001), nas quais os sujeitos podem ser dispostos como co-agentes de seus destinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Alves Santana, Faculdade de Letras - Universidade Federal de Goiás

Professor Doutor Associado I, da Área de Estudos Linguísticos e Literários. Trabalha na frente de Estudos Literários e Estudos Culturais, dando aula no Programa de Pós-Graduação em disciplinas como: Literatura e Psicanálise, Literatura e Estudos Culturais, Literatura e Ecologia, Literatura e Cinema. Orienta(ou) mestres e doutores

Alexssandro Ribeirto Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFG - Polo de Aparecida de Goiânia - Goiás.

Doutor em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás. Pesquisa no entre-lugar dos Estudos Literários e Estudos Culturais. Possui Mestrado e Doutorado na área de Literatura e Cinema de Poesia.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Editora, 2000.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo – capitalismo e esquizofrenia 1. Trad. de Joana Moraes Varela e Manuel Maria Carrilho. São Paulo: Assírio & Alvim, 1998.

_______. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Tradução de Aurélio Guerra Neto et al. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos. vol. III. Organização e seleção de textos de Manoel Barros da Motta. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2001.

FREUD, Sigmund. Primeiras publicações psicanalíticas. (1893-1899), Vol. III das Obras Completas. Direção da Edição brasileira de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. A interpretação dos sonhos. Vol. IV e Vol. V das Obras Completas. Direção da Edição Brasileira de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Personagens psicopáticos no palco. (1942[1905 ou 1906]). Vol. VII das Obras Completas. Direção da Edição Brasileira de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Um caso de histeria e três ensaios sobre sexualidade. Vol. VII das Obras Completas. Direção da Edição Brasileira de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Romances Familiares (1909[1908]). Vol. IX das Obras Completas. Direção da Edição Brasileira de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Cinco Lições de Psicanálise (1910[1909]). Vol. XI das Obras Completas. Direção da Edição Brasileira de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Luto e melancolia (1917[1915]). Vol. XIV das Obras Completas. Direção da Edição Brasileira de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Além do princípio do prazer. Vol. XVIII das Obras Completas. Direção da Edição Brasileira de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. O futuro de uma ilusão. Vol. XXI das Obras Completas. Direção da Edição Brasileira de Jayme Salomão. Rio de janeiro: Imago, 1966.

______. O mal-estar na civilização (1930[1929]). Vol. XXI das Obras Completas. Direção da Edição Brasileira de Jayme Salomão. Rio de janeiro: Imago, 1996.

______. Novas conferências introdutórias sobre psicanálise. Vol. XXII das Obras Completas. Direção da edição Brasileira de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1966.

FROMM, Erich. A Descoberta do inconsciente social. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1992.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Trad. de Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 2001.

LACAN, Jacques. Hamlet por Lacan. Campinas: Escuta-Liubliú, 1986.

SHAKESPEARE, William. Tragédias. Vol. I de II. São Paulo: Edições Cultura, 1942.

SHAKESPEARE, William. Hamlet: príncipe da Dinamarca. Trad. de M. Fernandes. São Paulo: Peixoto Neto, 2004.

Downloads

Publicado

18.12.2013

Edição

Seção

Artigos do Dossiê