Seven: a manipulação do perverso em nome da lei

Autores

  • Natanael Duarte Azevedo Universidade Federal da paraíba

Palavras-chave:

Literatura, Psicanálise, Cinema, Perversão, Seven

Resumo

O presente artigo trabalha com os estudos literários da adaptação, levando em consideração os efeitos de sentido advindos do cânone literário e de estudos da psicanálise, verificando no filme Seven, de David Fincher, a possibilidade de uma leitura dos atos do personagem John Doe como característicos da perversão. Objetivamos demonstrar de que modo as ações do assassino em série podem revelar movimentos do inconsciente que seguem uma motivação/manipulação do desejo, buscando inferir dos crimes cometidos pelo assassino os movimentos do inconsciente que revelem o desvio do desejo para objetificação, ou coisificação, das vítimas. Verificamos em nossa pesquisa a relação intrínseca existente entre os atos voyeur e sádicos com a motivação religiosa que condiciona os crimes por meio da purificação dos pecados capitais. Assim, com a possibilidade da leitura do filme Seven como uma adaptação baseada em textos-fonte que tratam da temática do pecado e da transgressão da lei, observamos que a construção do filme (em especial da movimentação criminosa de John Doe) nos revela uma (re)leitura dos textos sobre os pecados capitais e sobre a clínica perversa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALIGHIERI, Dante. Divina Comédia. In.: http://www.stelle.com.br/index.html

ANDREW, Dudley. Adaptation. In.: MAST, Gerald et al (eds.). Film Theory and Criticism. Oxford: Oxford University of Texas Press, 1984.

AQUINO, Santo Tomás de. Sobre o ensino (De magistro) e Os sete pecados capitais. Trad. e estudos introdutórios Luiz Jean Lauand. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CHAUCER, Geoffrey. Os Contos de Cantuária. Apresentação e Trad. Paulo Vizioli. In.: http://www.dle.ufms.br/daniel/literature/Os_Contos_de_Cantuaria.pdf

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a sexualidade. In.: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. VII. 2 ed. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

GUIMARÃES, Dinara Machado. A voz na luz. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

JULIEN, Philippe. Psicose, perversão, neurose: a leitura de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2002.

LACAN, Jacques. O Seminário. Livro 5. As formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999 [1958].

_______. O seminário sobre “A carta roubada”. In.: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998 [1966].

MILLER, Jacques-Alain. Lacan elucidado: palestras no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

MILTON, John. Paraíso Perdido. São Paulo: Editora Martin Claret, 2006.

SEVEN os sete pecados capitais. Direção: David Fincher. Produção: Arnold Kopelson Phyllis e Carlyle. Intérpretes: Morgan Freeman; Brad Pitt; Gwyneth Paltrow; Kevin Spacey e outros. Roteiro: Andrew Kevin Walker. New Line Cinema, 1995. 1 DVD (127 min), widescreen, color.

STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. In: SHÜLER, Arnaldo. Dicionário enciclopédico de teologia. Canoas: Ed. ULBRA, 2002.

Downloads

Publicado

18.12.2013

Edição

Seção

Artigos do Dossiê