A teta assustada: o político e poético no cinema latino-americano
Palavras-chave:
A teta assustada, subjetividade política, cinema latino-americanoResumo
O cinema latino-americano deste início de século vem propondo novas formas de pensar o político. Nesse sentido, tem se afastado de um cinema político engajado em busca de narrativas fílmicas que refletem os sintomas de uma época a partir da vida ordinária de gente passível de ser encontrada nas calles (ruas). O objetivo deste trabalho é discutir uma nova subjetividade política em A teta assustada (2009), filme de Claudia Llosa; para tanto, propomo-nos a mirá-lo a partir do que ele suscita de poético.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Palestra sobre lírica e sociedade. In. Notas de Literatura. Tradução: Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2003, p. 65-89.
ANGELINI. Paulo Ricardo Kralik. O artigo Fausta e o Diabo. In: Argumento.net, 12 agosto de 2009. Disponível em: http://www.argumento.net/cena-critica/cinema/latino/fausta-e-o-diabo/ Acesso em: 07 jul. 2011. ANTUNES, Arnaldo; BRITTO, Sérgio; FROMER, Marcelo. Comida. In: Titãs - Jesus não tem dentes no país de banguelas. 1987. Faixa 2.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco: tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W.D. Ross; Poética: tradução, comentários e índices analítico e onomástico de Eudoro de Souza. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991(Os pensadores; v. 2).
ARISTARAÍN, Adolfo. Entrevista a Martín Abadía, Roberto Santander e Ana Baena. La periódica revisión dominical | Bunker Literario, 10 dez. 2008. Disponível em: http://laperiodicarevisiondominical.wordpress.com/2008/12/10/entrevista-a-adolfo-aristarain-el-estilo-aparece-cuando-no-se-lo-busca/ Acesso em 22 set. 2014.
A TETA assustada. Direção e Roteiro: Claudia Llosa. Intérpretes: Magaly Solier, Susi Sanchéz, Efraín Solís. Produção: Claudia Llosa. Peru-Espanha, 2009. 1 DVD (93 min), son., col.
BRANDÃO, Alessandra. A teta assustada e a estrangeiridade do/no corpo. In: DEVIRES – Cinema e Humanidades. UFMG - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), v. 7, n. 2, p. 86-97, 2010.
BRUNEL, Pierre. Dicionário de mitos literários. Tradução: Carlos Sussekind... [et al.]. 4ª ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Tradução: Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. DELEUZE, Gilles; PARTNER, Claire. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
FREEDMAN, Ralph. The lyrical novel: studies in Hermann Hesse, André Gide and Virginia Woolf. New Jersey: Princeton University Press, 1963.
JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação; tradução Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1995. KING, John. El carrete mágico: Una historia del cine latinoamericano. Bogotá: TM Editores, 1994.
LOTMAN, Yuri. Estética e semiótica do cinema. Lisboa: Editorial Estampa, 1978. MERTEN, Luiz Carlos. Diretor argentino Subiela é homenageado no CineSul. O Estadão. 05 de junho de 2013. Disponível em: http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,diretor-argentino-subiela-e-homenageado-no-cinesul,1039090 Acesso em 18 nov. 2013.
MORGAN, Jorge Luis Valdez. Imaginarios y mentalidades del conflicto armado interno en el Perú, 1980-2000. Una aproximación historiográfica al cine peruano sobre violencia política. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú Facultad de Letras y Ciencias Humanas, Tesis para optar el título de Licenciado en Historia (Monografia), 2005,155p.
PRYSTHON, Angela. Banalidades, minimalismo e os paradoxos do real em Martín Rejtman. In: BRANDÃO, Alessandra; JULIANO, Dilma; LIRA, Ramayana. Políticas dos cinemas latino-americanos contemporâneos: múltiplos olhares sobre a cinematografia latino-americana atual. Palhoça: Ed. Unisul, 2012, p. 249-263.
RANCIÈRE, Jacques. A estética como política. In: DEVIRES – Cinema e Humanidades. UFMG - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), v. 7, n. 2, p. 14-37, 2010a.
______. A associação entre arte e política. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro - UDESC/CEART. Vol 1, n.15, out 2010, p. 123-133. Entrevista concedida a Gabriela Longman e Diego Viana, 2010b. ______. Formas de vida: Jacques Rancière fala sobre estética e política. Entrevista concedida a Guilherme Freitas, publicada em 08/12/2012. Disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2012/12/08/formas-de-vida-jacques-ranciere-fala-sobre-estetica-politica-478094.asp Acesso em: 23 out. 2013.
ROCHA, Carolina. ¿Idealismo en tiempos del mercado? La cinematografía de Piñeyro en los 90. Revista Nuestra América, nº2, Agosto-Diciembre 2006, p. 211-226.
SILVA, Fabiana Maranhão Lourenço da. Tendências do Cinema Latino-Americano Contemporâneo. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005. TABAK, Fani Miranda. A construção mítica nas narrativas poéticas. In: XI Congresso Internacional da Abralic, 2008, São Paulo. XI Congresso Internacional da Abralic, 2008.
THEIDON, Kimberly. Los males del campo: epistemologías corporales. In: ______. Entre prójimos: el conflicto armado interno y la política de la reconciliación en el Perú. Lima: IEP (Instituto de Estudios Peruanos), 2004, p. 58-92.
VIVÈS, Jean-Michel. O silêncio das sereias de Kafka: uma aproximação literária da voz como objeto pulsional; tradução de Robson Dutra. O Marrare, Revista da Pós-Graduação em Literatura Portuguesa, nº 11, ano 9, 2009 Disponível em: http://www.omarrare.uerj.br/numero11/pdfs/robson.pdf Acesso em: 20 set. 2014.