Pera, prata e porcelana

Autores

  • Leoné Astrid BARZOTTO UFGD

Palavras-chave:

Semiótica, Narrativa, Cristina Garcia

Resumo

O romance The Lady Matador’s Hotel (2010), da escritora cubano-americana, Cristina Garcia, é o objeto-foco desta investigação, a qual almeja fazer uma análise interpretativa, pelo viés da Semiótica da Cultura em confluência com os Estudos Culturais e Pós-coloniais, focando a cultura latino-americana, primordialmente, para compreender a proposta de uma existência além do gênero na performance ritualística da protagonista, a toureira Suki Palacios. Através de um comportamento deveras inusitado e repetitivo, os gestos e ações de Suki, que precedem as grandes touradas, enchem-se de simbologia e acabam sendo altamente emblemáticos para toda a ótica cultural do romance em si. Tal performance envolve o consumo de uma pera com talheres de prata em porcelana e, em seguida, o exercício do sexo casual com desconhecido; preferencialmente um sujeito qualquer, aquele que passa despercebido pelo gosto da multidão, uma espécie de ‘zé ninguém’. Esta personagem profundamente híbrida incorpora uma lady matadora, intrigante figura feminina-masculina, central neste romance ambientado numa capital latino-americana sem nome, porém completamente singular ao contexto plural que representa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética de la creación verbal. Trad. Tatiana Bubnova, México: Siglo 21.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

COUTINHO, Eduardo F. Mutações do comparatismo no universo latino-americano. In: SCHMIDT, Rita T. (org.). Sob o signo do presente: intervenções comparatistas.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010, p. 31-42.

GARCÍA, Cristina. The Lady Matador's Hotel. New York: Scribner, 2010.

HALL, Stuart. Identidade Cultural e Diáspora. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.n.24, p.68-75, 1996.

MACHADO, Irene. Escola de Semiótica: a experiência de Tártu-Moscou para o Estudo da Cultura. SP: Ateliê Editorial, 2003.

MIGNOLO, Walter D. Histórias locais / projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. Solange Oliveira. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Violência de gênero:o lugar da práxis na construção da subjetividade. Disponível em: www.pucsp.br/neils/downloads/v2-artigo-saffioti.pdf Acesso em 11 set. 2014.

Downloads

Publicado

08.04.2015

Edição

Seção

Artigos do Dossiê