O dragão e a feiticeira: a velhice feminina como voz do patriarcado em Riacho Doce, de José Lins do Rego

Autores

  • José Vilian MANGUEIRA UERN

Palavras-chave:

Velhice, Riacho Doce, José Lins do Rego, Patriarcado

Resumo

O presente artigo busca analisar o romance Riacho Doce, de José Lins do Rego, dando destaque à figura feminina com empoderamento, representada por duas velhas senhoras advindas de núcleos familiares distintos: as viúvas Elba e Aninha. Entendemos que estas duas senhoras representam forças que se opõem ao ideal da protagonista do romance, Edna/Eduarda, reforçando na narrativa um contexto social patriarcal que via a mulher como um ser preso a um destino previamente organizado. Assim sendo, percebemos que Elba e Aninha exteriorizam a voz do patriarcado e funcionam como antagonistas para a personagem principal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEAVOIR, Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BONNICI, Thomas. Teoria e crítica literária feminista: conceitos e tendências. Maringá: Eduem, 2007.

GOMES, Heloisa Toller. A presença de Cassandra. In: COUTINHO, E. F. e CASTRO, A. B. de (Seleção de textos). José Lins do Rego. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; João Pessoa: FUNESC, 1991, p. 415 – 429. (Coleção Fortuna Crítica, 7).

HOROCHOVSKI, Rodrigo Rossi. Empoderamento: definições e aplicações. In: Anais do 3º encontro anual da ANPOCS. Caxambu, 2006, p. 1 – 29. Disponível em: http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3405&Itemid=232 Acessado em 10/11/15 às 10:30.

LIMA, Susana Moreira de. O outono da vida: trajetórias do envelhecimento feminino em narrativas brasileiras contemporâneas. 2008, 194f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira). Universidade de Brasília. Brasília, DF.

LOUSADA, Wilson de A.. “Riacho Doce”. In: COUTINHO, E. F. e CASTRO, A. B. de (Seleção de textos). José Lins do Rego. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; João Pes-soa: FUNESC, 1991, p. 361 – 364. (Coleção Fortuna Crítica, 7).

MESSY, Jack. A pessoa idosa não existe: uma abordagem psicanalítica da velhice. 2ª ed. Trad. de José de Souza e Mello Werneck. São Paulo: ALEPH, 1999.

MARQUES JR., Milton e MARINHEIRO, Elizabeth. O ser e o fazer na obra ficcional de Lins do Rego: dicionário dos personagens. João Pessoa: FUNESC, 1990.

REGO, José Lins do. Água-mãe. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

______. Cangaceiros. 10 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

______. Pedra bonita. 13 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

______. Riacho Doce. 19 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

Downloads

Publicado

13.09.2016