Banida por encarceramento: uma leitura de “A alta”, de Maria Judite de Carvalho

Autores

  • Renata Quintella de OLIVEIRA UFRJ

Palavras-chave:

Banimento, Exclusão inclusiva, Mulier sacra, Maria Judite de Carvalho

Resumo

Este trabalho analisa o conto “A alta”, da ficcionista portuguesa contemporânea Maria Judite de Carvalho. O conto selecionado está contido na coletânea Seta Despedida (1995) e tematiza questões que lhe são recorrentes: o feminino, a velhice, a solidão, a efemeridade da vida, o silêncio, o banimento, a morte em vida. Neste artigo, focalizamos nossa análise na personagem feminina, destacando sua condição de mulier sacra (traçando um paralelo com um termo utilizado por Giorgio Agamben: “homo sacer”). Esta personagem é banida: sua condição de mulher e idosa corrobora para que haja este banimento que é, paradoxalmente, uma “exclusão inclusiva”: ao mesmo tempo em que a personagem é excluída, é incorporada à esfera social, que representa, para ela, espécie de “cárcere” do qual ela não poderá escapar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer I: o poder soberano e a vida nua. Trad.: Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

BACHELARD, Gaston. “A casa. Do porão ao sótão. O sentido da cabana”. In: A Poéti-ca do Espaço. Trad. De Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______. “Casa e universo”. In: A Poética do Espaço. Trad. De Antônio de Pádua Dane-si. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BUESCU, Helena Carvalhão. “Somos todos Homines Sacri: uma leitura agambiana de Maria Judite de Carvalho”. In: DUARTE, Lélia Parreira (org). De Orfeu e de Perséfone: Morte e Literatura. Cotia, S.P.: Ateliê Editorial; Belo Horizonte, M.G.: Ed-itora PUC Minas, 2008.

CARVALHO, Maria Judite. Seta despedida. 2 ed. Publicações Europa-América. 1995. (Coleção Século XX, 359).

DUARTE, Lélia Parreira. “Maria Judite de Carvalho: Seta despedida não volta ao arco”. In: DUARTE, Lélia Parreira (org). De Orfeu e de Perséfone: Morte e Literatura. Cotia, S.P.: Ateliê Editorial. Belo Horizonte, M.G.: Editora PUC Minas, 2008.

ESTEVES, José Manuel da Costa. Seta despedida de Maria Judite de Carvalho: uma forma abreviada sobre a dificuldade de viver. Artigo publicado no Cahier Du Crepal. Le conte em langue portugaise, n6, Paris, Presses de La Sorbonne Nouvelle, dir. de Anne-Marie Quint, 1999. Disponível em: <http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/investigacao-catedras-ic/catedra-lindley-cintra-paris-ouest-nanterre/1544-1544/file.html>. Acesso em 24/06/15 às 15:01.

GUSMÃO, M. “A arte narrativa de Maria Judite de Carvalho”. Jornal de Letras. Lis-boa. 22/05/1996.

SILVA, R. “Uma voz estrangulada”. In: Jornal de Letras. 22/05/1996, p. 16-17.

Downloads

Publicado

13.09.2016