O medievo está aqui

Autores

  • Roberto PONTES UFC

Palavras-chave:

Raízes medievais, Cultura Brasileira, Cristalização, Residualidade, Hibridação Cultural

Resumo

Esta comunicação expõe como é possível proceder ao estudo das raízes medievais da cultura brasileira, em especial da nordestina, na falta de uma Idade Média da qual não fomos partícipes, por ser esta uma época que transcorreu ao largo histórico da ainda inexistente nação brasileira. Para tanto, nosso trabalho colocará em foco, alguns aspectos residuais da cultura mediévica devida aos árabes que se cristalizaram através de processos muito singulares e hoje constituem uma terceira natureza hibridada: a cultura brasileira. E o faremos com base nos estudos do catalão ex-professor das universidades federais de Pernambuco, Paraíba, Brasília e da UDESC em Florianópolis, Luis Soler, autor de As raízes árabes na tradição poético-musical do sertão nordestino (Recife: Editora Universitária da UFPE, 1978) e Origens árabes no folclore do sertão brasileiro (Florianópolis: Editora UFSC, 1995).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GINARD, Rafel. El cançoner popular de Mallorca. Palma de Maiorca: Ed. Moll, 1960.

PONTES, Roberto. Poesia insubmissa afrobrasilusa. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1999.

PONTES, Roberto. “Residualidade e mentalidade no Romance de Clara Menina”. In

MALEVAL, Maria do Amparo Tavares (Org.). Atas do III Encontro Internacional de Estudos Medievais. Rio de Janeiro: Editora Ágora da Ilha, 2001.

PONTES, Roberto. “Cristalização estética como polimento na literatura e na cultura”. In:

PONTES, Roberto; MARTINS, Elizabeth (Orgs.). Residualidade ao alcance de todos. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2015.

SOLER, Luis. As raízes árabes na tradição poético-musical do sertão nordestino. Recife: Editotora da UFPE, 1978.

SOLER, Luis. Origens árabes no folclore do sertão brasileiro. Florianópolis: Editora da UFSC, 1995.

SUASSUNA, Ariano. “Apresentação”. In SOLER, Luis. As raízes árabes na tradição poético-musical do sertão nordestino. Recife: Editora da UFPE, 1978.

Downloads

Publicado

28.12.2017

Edição

Seção

Outros Artigos