O caixeiro-viajante revisitado: os paradoxos da “fúria narcísica” na literatura e no cinema

Autores

  • Rodrigo Vieira Marques UFG

Palavras-chave:

Literatura, Psicanálise e Cinema, Fúria narcísica, Narcisismo, Heinz Kohut

Resumo

O presente artigo busca estabelecer uma relação entre o filme O Apartamento, de Asghar Farhadi, e a peça de Arthur Miller, A morte de um caixeiro-viajante. Tendo por fundamento a noção psicanalítica de narcisismo e a teoria do “modo de endereçamento”, busca-se desenvolver uma discussão em torno da noção de “fúria narcísica” (Kohut) e o que se considera ser seus paradoxos. Destaca-se, principalmente, dois paradoxos que se encontram entrelaçados: em primeiro lugar, o modo como, nessa condição psíquica, o inimigo é uma parte não reconhecida do próprio Self e, em segundo lugar, o modo como o outro, que serve de tela para projeção de sentimentos de hostilidade, torna-se um presente-ausente, não percebido em sua inteireza. Nesse contexto, a “fúria narcísica” origina-se, sobretudo, da ausência de um registro psíquico integrado da alteridade e, por conseguinte, de suas complexidades e ambivalências. A partir dessas questões, espera-se mostrar como tanto no filme como na peça teatral que lhe serve de intertexto um “narcisismo extremamente vulnerável” e suas falhas vão sendo elucidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Vieira Marques, UFG

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos e pós-doutor em Literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Psicanalista em formação (GEPG/IPA). rodriggus@gmail.com

Referências

ALCORÃO. Rio de Janeiro: Associação Cultural Internacional Gibran, 1995.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: EDIPRO, 2014.

BAUDELAIRE, C. As flores do mal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015

BION, W. R. Estudos psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Imago, 1994.

BREUER, J.; FREUD, S. Estudos sobre a histeria. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 2. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, T. T. da. (org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FREUD, S. Além do Princípio de Prazer. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 18. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, S. 21 de setembro de 1897. In: MASSON, J. M. (Ed.). A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess – 1887-1904. Rio de Janeiro: Imago, 1986.

GARCIA-ROZA, L. A. Artigos de metapsicologia (1914-1917): narcisismo, pulsão, recalque, inconsciente: Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

GIDE, A. O Tratado de Narciso (Teoria do símbolo). São Paulo: Flumen, 1984.

KERNBERG, O. Aggressivity, Narcissism, and Self-Destructiveness in the Psychotherapeutic Relationship. New Developments in the Psychopathology and Psychotherapy of Severe Personality Disorders. New Haven: Yale University Press, 2004.

KLEIN, M. Inveja e Gratidão e outros trabalhos (1946-1963). Rio de Janeiro: Imago, 1991.

KLEIN, M. Amor, culpa e reparação e outros trabalhos (1921-1945). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

KOHUT, H. Análise do self: uma abordagem do tratamento psicanalítico dos distúrbios narcísicos de personalidade. Rio de Janeiro: Imago, 1988.

KOHUT, H. Self e Narcisismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

MERLEAU-PONTY, M. Sens et non-sens. Paris: Gallimard, 1996.

MILLER, A. A morte de um caixeiro-viajante e outras 4 peças. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MILLER, A. Muerte de un viajante. Barcelona: Tusquets, 2015.

O APARTAMENTO. Direção: Asghar Farhadi, Produção: Asghar Farhadi e Alexandre Mallet-Guy. Paris/Irã: Memento Films Production/ Arte France Cinéma, 2017.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad. De P. C. de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

RACAMIER, P.-C. Les paradoxes des schizophrènes. Revue Française de Pschanalyse, Paris, v. 42, p. 877-969, setembro/dezembro, 1978.

SILVA, T. T. da. (org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

11.09.2018