Com a palavra, uma mulher: o feminismo e as ligações perigosas
Palavras-chave:
As ligações perigosas, Choderlos de Laclos, Feminismo, Romance epistolar, Ponto de vistaResumo
As ligações perigosas: um romance feminista avant la lettre? É essa pergunta que nos guia neste artigo, no qual nos apoiamos nas reflexões teóricas de Gérard Genette e de autores especializados no romance epistolar e na obra de Choderlos de Laclos. Nesse estudo, privilegiamos a categoria do ponto de vista e o estudo do romance epistolar e da personagem da Marquesa de Merteuil, um tipo de Medeia do Século das Luzes que, embora viúva e sem filhos para assassinar, não hesita em ir até as últimas consequências para viver/sobreviver em uma sociedade dominada pelos homens. Ao dar voz a essa personagem, o escritor francês, que também era um ferrenho defensor da liberdade da mulher, traça um panorama da situação feminina em uma determinada classe da França do século XVIII. Um panorama ainda mais opressor por se tratar de uma mulher jovem, rica e viúva, mas tolhida em sua liberdade. Com a perversidade nuançada pela exibição de seus motivos, Merteuil logra escapar do papel de vilã e se consagrar como uma personagem complexa e de características feministas, ainda que avant la lettre. Entretanto, adaptado inúmeras vezes para o cinema e a TV, o romance de Laclos se transforma e o que nos é mostrado é uma Merteuil vilã, com a perda de todos os seus questionamentos a respeito da situação da mulher. Uma releitura desse romance pode, portanto, evidenciar as regras morais anacrônicas às quais ainda hoje a mulher é submetida.
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