A leitura literária na sala de aula: estratégias de leitura e o processo de alfabetização

Autores

  • Joice Ribeiro Machado da Silva UFU

Palavras-chave:

Leitura, Estratégia de Leitura, Literatura infantil, Alfabetização

Resumo

Revisitar o ensino da leitura em turmas de alfabetização tem sido nosso tema de pesquisa recentemente. Nesse sentido, temos buscado romper com algumas práticas equivocadas para se ensinar a ler, como, por exemplo, as tradicionais questões de interpretação e a decodificação do texto. Para isso, nos pautamos numa perspectiva que considera o leitor como um sujeito ativo, que interage, num processo dialógico, com o texto e o contexto. Encontramos em nossos estudos duas referências importantes que nos auxiliam nessa jornada, a saber: as estratégias de leitura (HARVEY, GOUDVIS, 2007) e a descoberta de texto (BAJARD, 2012). O foco deste artigo é apresentar o trabalho desenvolvido com as estratégias de leitura em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental no ano de 2018. Utilizando prioritariamente a literatura infantil, criamos, junto com as crianças da turma, um caderno de registro com as atividades que envolvem as estratégias de leitura, batizadas por elas de ‘Meu álbum literário”, e fomos, ao longo do ano letivo, arquivando os gráficos organizadores utilizados em cada estratégia ensinada. Acreditamos que, para consolidar o processo de alfabetização, faz-se necessário incentivar a leitura de literatura infantil e criar oportunidades metodológicas para que as crianças aprendam a ler literatura. Desse modo, encontramos na proposta das estratégias de leitura uma possibilidade eficaz para explorar a literatura infantil em sala de aula. Os resultados apontam que a construção do álbum permitiu destaque aos gráficos organizadores e à participação das crianças durante a elaboração do material. Além disso, tornou-se um material de apoio para futuras análises de como os aprendizes estão lidando com a literatura e como algumas estratégias se consolidaram durante a sistematização do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Ribeiro Machado da Silva, UFU

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho. Docente da Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia

Referências

BABETE, C. Príncipe Cinderelo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BAJARD, È. A descoberta da língua escrita. São Paulo: Cortez, 2012.

CANDIDO, A. Textos de intervenção. Seleção e apresentação e notas de Vinícius Dantas. São Paulo: Duas Cidades. Ed. 34, 2002.

CHIAPPINI, L. (org.). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

DALVI, M. A; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

GIROTTO, C. G. G. S; SOUZA, R. J. Estratégia de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. de. [et al]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas – SP: Mercado das Letras, 2010.

GUILLEVIC, E. Monstros. In: JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de texto. São Paulo: Artmed, 1994.

HARVEY, S.; GOUDVIS, A. Strategies that work. Teaching comprehension for understanding and engagement. USA: Stenhouse Publishers & Pembroke Publishers, 2007.

MCLAUGHLIN, M. Guide comprehension in the primary grade. International Reading Association, 2003.

SILVA, E. T. A produção da leitura na escola: pesquisas e propostas. São Paulo: Ática, 2008.

SILVA, J. R. M. O ensino das estratégias de compreensão leitora: uma proposta com livros de literatura infantil. 2014. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

SOUZA, R. J. de. [et al]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas – SP: Mercado das Letras, 2010.

ZILBERMAN, R. A escola e a leitura de literatura. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. M. K. (Orgs.) Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

Downloads

Publicado

04.07.2019

Edição

Seção

Artigos do Dossiê