Jean-Claude Bernardet e o envelhecer do intelectual: uma leitura alegórica de Fome (2015)

Autores

  • Fábio Uchôa UAM - Universidade Anhembi Morumbi
  • Margarida R Adamatti Adamatti UFSCAr - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2021v23n2.56804

Palavras-chave:

Cinema contemporâneo, Envelhecimento, Alegoria, Jean-Claude Bernardet, Intelectual

Resumo

Por volta dos 80 anos de idade, o professor e crítico Jean-Claude Bernardet passa a centrar-se na atuação em filmes marcados pela reflexividade bem como pelo questionamento de seu trajeto anterior como intelectual. Neste artigo, realizamos um estudo de Fome (2015), por ele protagonizado, a partir de uma leitura alegórica (XAVIER, 2019). A abordagem divide-se em dois passos principais: primeiramente, uma contextualização do filme de Cristiano Burlan, junto à ideia geral de cinemas do envelhecer, marcados por ecos modernos, como a autorreflexividade e a construção de memórias fragmentares, colocando-se como políticas sobre si e sobre o envelhecer, em filmes realizados por cineastas ou atores longevos no início do século XXI; num segundo momento, partimos para uma análise alegórica, centrada nas relações entre presente e passado, ou nas interfaces entre Bernerdet-intelectual e o personagem, um ex-professor em situação de rua. Quanto às singularidades de Fome, sugerimos diálogos com a fragmentação própria a uma alegoria moderna, centrada na crítica das relações entre intelectual e povo, sob a chave de contestação da cultura nacional popular, mas também recolocando as ambiguidades do intelectual, a partir de um jogo de tensões, que abrange a narrativa fílmica, a performance de Bernardet e os posicionamentos em relação ao presente.

 

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Biografia do Autor

Fábio Uchôa, UAM - Universidade Anhembi Morumbi

Doutor e Ciências da Comunicação pela ECA/USP, Professor Adjunto do PPGCom/UAM e coordenador do grupo de pesquisas CineArte (UAM). É autor do livro Ozualdo Candeias e o cinema de sua época (1967-84) (Alameda, 2019) e co-organizador de Cinema, estilo e análise fílmica (Appris, 2020). Orcid. http://orcid.org/0000-0002-0091-2726 

Margarida R Adamatti Adamatti, UFSCAr - Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). Realiza pesquisa de pós doutorado na Universidade Federal de São Carlos (CAPES/PNPD), onde também é Professora do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (UFSCar). Autora do livro "Crítica de cinema e repressão: estética e política no jornal alternativo Opinião" (Alameda/Fapesp, 2019). Orcid - https://orcid.org/0000-0001-6430-0633 

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Publicado

27.10.2021

Edição

Seção

NARRATIVAS AUDIOVISUAIS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, ESTÉTICAS E CULTURAIS