Primeiros Poemas, de João Cabral, como se um livro fosse possível, ainda que mutante

Autores

Palavras-chave:

João Cabral de Melo Neto, Memória, Crítica textual, Poesia Brasileira moderna

Resumo

Em 1990, a publicação dos Primeiros poemas de João Cabral de Melo Neto estampou uma brochura constituída de três partes. Por ocasião da publicação da Obra Completa (1994), aquele livro foi ali deslocado para o “Apêndice” e somente com uma daquelas três partes originais, excluindo da autoria a parte homônima à composição “Trouxe ao sol à poesia”. Na reedição da produção poética do autor, com a indicação de Poesia completa (1997), não somente o poema foi preterido da obra, mas o livro como um todo, na integralidade de suas composições. Tais composições somente foram restituídas à escritura do poeta na reedição seguinte, agora sob a chancela de Poesia completa e prosa (2008). Cotejando as três edições e tomando como referência aquele poema que flutua na obra, alguma especulação será feita, a pretexto de conferir significação particular ao volume específico mediante o percurso poético do autor. À guisa de ilustração, será feita a análise daquele mesmo poema “Trouxe o sol à poesia”, depois de excluído, logo reincorporado à lavra autoral, sob o contraponto analítico do soneto de Gregório de Matos e Guerra, cujo primeiro verso é “Nasce o sol, e não dura mais que um dia”, que projeta a poesia cabralina retrospectivamente para além da modernidade, inscrevendo sua obra numa tradição mais remota.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éverton Barbosa Correia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, onde desenvolveu a tese “A poética do engenho: a obra de João Cabral sob a perspectiva canavieira”. Depois desenvolveu pesquisa em nível de pós-doutorado com apoio da FAPESP sob a supervisão de Marcos Siscar, na ocasião em que abordou a obra de Manuel Bandeira e de Joaquim Cardozo como interlocutores de João Cabral. Atualmente é professor adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

MATOS, Gregório de. Gregório de Matos: obra poética/edição James Amado. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

MATOS, Gregório de. Gregório de Matos: poemas atribuídos: Códice Ascensio-Cunha, volume 3/João Adolfo Hansen, Marcelo Moreira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

MELO NETO, João Cabral de. Primeiros poemas. Rio de Janeiro: UFRJ, 1990.

MELO NETO, João Cabral de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

MELO NETO, João Cabral de. Poesia completa: Serial e antes; A educação pela pedra e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

MELO NETO, João Cabral de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.

MELO NETO, João Cabral de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2020.

SECCHIN, Antonio Carlos. “Introdução”. In: MELO NETO, João Cabral de. Primeiros poemas. Rio de Janeiro: UFRJ, 1990, p. v-viii.

Downloads

Publicado

27.10.2021