Aproximações entre Fanon e Coetzee: violência colonial e despersonalização em Life and Times of Michael K e Waiting for the Barbarians

Autores

  • João Francisco Justino Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Enilce do Carmo Albergaria Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Violência colonial, Despersonalização, Pós-colonialidade, Fanon, Coetzee

Resumo

O presente artigo procura demonstrar como a violência colonial gera um processo de despersonalização nos personagens dos romances Life and Times of Michael K (1984) e Waiting for the Barbarians (1999), de John Maxwell Coetzee, escritor sul-africano vencedor do prêmio Nobel de Literatura. Para tanto, parte-se das reflexões de Frantz Fanon, psiquiatra, ativista e teórico que diagnostica com precisão os efeitos da violência sofrida pelos povos colonizados em suas principais obras: Pele Negra Máscaras Brancas (2008) e Os Condenados da Terra (2005). Os romances analisados no artigo retratam a violência colonial presente na África do Sul durante o regime do apartheid, justificando, assim, a investigação da escrita ficcional de Coetzee por meio do pensamento anticolonial de Fanon. Pretende-se uma abordagem dos romances que ilustre a violência colonial em suas diferentes configurações: a violência física/psicológica, responsável pelo aprisionamento e tortura do corpo colonizado; a violência material, relacionada à usurpação da terra do colonizado pelo colonizador; e a violência cultural/simbólica, que desumaniza o colonizado, aniquilando sua identidade. Por fim, traz-se uma reflexão sobre as formas de resistência apresentadas nos romances. A libertação do oprimido por meio do conflito violento, ação política prescrita por Fanon, não acontece. Para os personagens de Coetzee, resta apenas a capacidade de resiliência frente à opressão colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Francisco Justino Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Enilce do Carmo Albergaria Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora do Programa de Pós Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora das literaturas africanas de língua portuguesa e das literaturas do Caribe de língua francesa. Tradutora das seguintes obras publicadas pela Editora UFJF:  Introdução a uma poética da diversidade (2005) e O Pensamento do Tremor - La Cohée du Lamentin (2014), de Édouard Glissant; e Os Condenados da Terra (2005), de Frantz Fanon.

Referências

BERNARDINO-COSTA, Joaze. A prece de Frantz Fanon. Civitas, Porto Alegre, v. 16, jul-set, p. 504-521, 2016.

CHAVES, Rita. CABAÇO, José Luis. Frantz Fanon: colonialismo, violência e identidade cultural. In: ABDALA JÚNIOR, Benjamin (org). Margens da Cultura, Mestiçagens, Hibridismos & Outras misturas. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

COETZEE, J. M. Waiting for the Barbarians. London: Penguin Books, 1999.

COETZEE, J.M. Life and Times of Michael K. New York: The Viking Press, 1984.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Trad. Enilce Albergaria Rocha e Lucy Magalhães. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FIORUCI, Wellington Ricardo. O exilado na própria terra: o K de Coetzee. Revista Trama, v. 10, n. 19, p. 97-110, 2014.

GORDON Lewis R. Prefácio. In: FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

INOCENCIO, Monique Lopes. A vida em época de barbárie - um anti-herói de Coetzee no vértice do conflito. Literatura e Autoritarismo, Santa Maria, n. 37, p. 81-94, 2021.

PINTO, Simone Martins Rodrigues. Justiça Transicional na África do Sul: Restaurando o Passado, Construindo o Futuro. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p. 393 421, 2007.

REALE JÚNIOR, Miguel. Considerações Sobre À Espera Dos Bárbaros, de J. M. Coetzee. Philia&Filia, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 87-94, 2011.

REBELLO, Ilma Silva. Michael K e o abismo instransponível entre o eu e o mundo. Cadernos do CNLF, v. 15, n. 5, p. 700-711, 2011. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/tomo_1/60.pdf. Acesso em 05/10/2021.

SANCHES, Manuela Ribeiro. Frantz Fanon. A violência do mundo. A violência da palavra. CEHUM - Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, p. 1-10, 2015. Disponível em: http://cehum.ilch.uminho.pt/myriades/static/volumes/1-10.pdf. Acesso em 20/01/2021.

STREVA, Juliana Moreira. Teoria descolonial de Frantz Fanon: anti racismo, novo humanismo e luta. Conversações: Política, Teoria e Direito - Revista Discente da Pós Graduação - PUC Rio, Cadernos do Seminário da Pós 2015. ISSN 21769826 p. 120-150, 2015.

THOMPSON, L. A History of South Africa. New Haven: Yale University Press, 2001.

Downloads

Publicado

16.12.2021

Edição

Seção

OUTRAS VOZES DE ÁFRICA