O patriarcado africano na prosa de Ousmane Sembène

Autores

  • Silvio Marcus de Correa Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Literatura, Ousmane Sembène, Senegal, Patriarcado, Poligamia

Resumo

Da primeira geração de cineastas da África subsaariana, destaca-se o senegalês Ousmane Sembène (1923-2007). Seus dois últimos filmes, Faat Kiné (2000) e Moolaadé (2004), contêm uma visão crítica do patriarcado africano. Essa crítica sembeniana já aparece no seu livro intitulado Voltaïque (1962). Acontece que a arte cinematográfica de Ousmane Sembène tornou-se mais conhecida internacionalmente do que a sua arte literária. Sessenta anos depois da publicação de Voltaïque, o presente artigo trata do patriarcado africano a partir de três novelas desse livro. Em termos teórico- metodológicos, optou-se por uma análise temática e transversal da prosa de Ousmane Sembène para deslindar suas críticas ao patriarcado e ao sistema poligâmico africanos. Procura-se demonstrar como as novelas “Ses trois jours”, “Souleymane” e “Lettre de France” contêm alguns elementos sociológicos e históricos para a análise dacondição femininasob o patriarcalismo que, mais tarde, ganharamdestaque no marxismo feminista de Silvia Federici (2019) e na “reflexão subsaariana” de Odome Agone (2021). Na vanguarda da crítica francófona ao patriarcalismo africano, a prosa sembeniana antecipou também àquela da sua compatriota Mariama Bâ no que concerne à inscrição do patriarcado na literatura senegalesa. Por fim, conclui-se que as três novelas já referidas revelam uma literatura engajada na missão de emancipar homens e mulheres num contexto de independência política dos países africanos e novos projetos de sociedade pós-colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADICHE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

AGONE, Odome. Femmes noires francophones - Une réflexion sur le patriarcat et le racisme aux XXe-XXIe siècles. Paris: Hermann, 2021.

BÂ, Mariama. Une si longue lettre. (1 ed. 1979). Paris: Rocher, 2013.

BOURHANE, Hassane. L’œuvre littéraire et cinématographique de Sembène Ousmane face à ses lecteurs. Thèse (Doctorat en littérature générale et comparée), Université de Cergy- Pontoise, Paris, 2008.

BOVÉ, Bruno. Sembène Ousmane (1923-2007), une biographie. Africultures, n.76, p.26-45, 2009.

CORREA, Sílvio Marcus de Souza. Ousmane Sembène: uma África traduzida em palavras e imagens. In: CARVALHO FILHO, Sílvio de Almeida; NASCIMENTO, Washington Santos (orgs.). Intelectuais das Áfricas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018, p. 169-202.

DIAGNE, Ismaïla. Les sociétés africaines au miroir de Sembène Ousmane. Paris: L’Harmattan, 2004.

DIOP-HASHIM, Aïssatou. “Sanni Kaddu”. À la découverte du discours féministe au Sénégal. Dissertation (Doctorate in Philosophy). Faculty of Graduate School of the University of Maryland, Mayland, 2011.

FEDERICI, Silvia. Le capitalisme patriarcal. Paris: La Fabrique, 2019.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta. São Paulo: Elefante, 2019.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

GADJIGO, Samba. Ousmane Sembène. Une conscience africaine. Paris: Présence Africaine, 2013.

GADJIGO, Samba. Ousmane Sembène: Les enjeux du cinéma et de la littérature. In: NYANG, Sada. Littérature et cinéma en Afrique francophone: Ousmane Sembène et Assia Djebar. Paris: L’Harmattan, 1996, p. 111-121.

McDONALD, Patrick. The Power of (Third World) Women: Liberation and Limits in “God’s Bits of Wood”. Research in African Literatures, v. 46, n. 3, Indiana University Press, p. 146–64, 2015.

MARCOUX, Richard; ANTOINE, Philippe. Le mariage en Afrique. Pluralité des formes et des modèles matrimoniaux. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2014.

MBENGUE, Papa W. Sembène Ousamne: Récit écrit et récit filmique. These (Doctorat de 3e cycle), Université de Paris X – Nanterre, 1982.

MURPHY, David. Imagining Alternatives in Film and Fiction-Sembène. Oxford: Africa World Press Inc., 2001.

RAPFOGEL, Jared; PORTON, Richard. The Power of Female Solidarity (2004). In: BUSCH, Annett; ANNAS, Max (eds.) Ousmane Sembène Interviews. Mississippi: University Press of Mississippi, 2008, p. 197-209.

RUFA’I, Ahmed. L’image de la femme africaine dans l’œuvre d’Ousmane Sembène, (M.A), Université de Sherbrooke, 1983.

SALL, Abdoulaye. La critique religieuse dans l’oeuvre romanesque de Sembène. Thèse (Doctorat 3e cycle), Dakar: UCAD, 2007.

SEMBÈNE, Ousmane. Voltaïque, suivi de La Noire de... (1ed. 1962). Paris: Présence africaine, 2013.

SYLLA, Fanta. Le Processus de la prise de conscience des personnages féminins de Bertolt Brecht ( La Mère) et d’Ousmane Sembène (Les Bouts de Bois de Dieu): Une approche genre ? Thèse (Doctorat 3e cycle), Dakar: UCAD, 2008.

TABTI-MOHAMMEDI, Bouba. Sembène Ousmane. Les Bouts de bois de Dieu (étude critique). Paris: Éditions Champion, 2014.

THIAM, Awa. La parole aux négresses. Paris: Editions Denoël-Gonthier, 1978.

TOMAM, Cheryl. Le “dit” et le “non-dit” dans les lettres de Calixthe Beyala, BOUSTANI, Carmen. (éd.)., Aux frontières des deux genres. En hommage à Andrée Chedid. Karthala, 2003, p. 297-306.

VIEYRA, Paulin Soumanou. Ousmane Sembène cinéaste: Première période, 1962 - 1971. (1ed. 1972) Paris: Présence Africaine, 2012.

Downloads

Publicado

16.12.2021

Edição

Seção

OUTRAS VOZES DE ÁFRICA